Região está presente no Mapa Gastronômico de Minas Gerais

8
Secretário de Estado de Turismo Ricardo Faria, juntamente com os Circuitos Villas e Fazendas e Trilhas dos Inconfidentes/Reprodução
Gestora Sidnéia Martins, Presidente Clarissa Alves, Secretário de Estado de Cultura, Sr. Ângelo Oswaldo e Diretora Financeira, Tatiana Rezende/Reprodução

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), lançou nesta quarta-feira , dia 18, o Mapa Gastronômico de Minas Gerais, dentro do “Programa +Gastronomia. O Circuito Vilas e Fazendas marcou presença com sua Presidente, Clarissa Alves, sua Diretora Financeira, Tatiana Rezende, e sua Gestora Sidnéia Martins.
O mapa foi divido em três categorias e o Circuito Villas e Fazendas está presente em todas como Festivais Gastronômicos, Visitas aos produtores locais e Roteiros Gastronômicos. O objetivo do mapa – na verdade, um guia – é potencializar o turismo gastronômico do Estado, já apontado em pesquisas como um dos preferidos dos turistas que visitam Minas Gerais.

O evento foi realizado na Casa da Gastronomia Mineira – Mineiraria, em Belo Horizonte e contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, da presidente do Servas, Carolina Pimentel, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, do secretário de Cultura, Ângelo Oswaldo e dos representantes dos Circuitos Turísticos e de Receptivos, além de outros convidados.

Secretário de Estado de Turismo Ricardo Faria, juntamente com os Circuitos Villas e Fazendas e Trilhas dos Inconfidentes/Reprodução

Dentro do Mapa, na categoria “Festivais Gastronômicos” estão o Festival Gastronômico de Conselheiro Lafaiete, a Festa da Cachaça em Itaverava e a Festa do Milho em Santana dos Montes.
Na categoria “Visitas aos Produtores Locais” estão a visita a fábrica de Cachaça Taverna de Minas em Itaverava e visita a fábrica de Cerveja Artesanal Loba, em Santana dos Montes. Vale ressaltar que a Cachaça Taverna foi premiada em duas categorias com Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 e premiada com medalha de prata na ExpoCachaça BH 2017.
Na categoria “Roteiros Gastronômicos” está o Caminho do Guarará com Comida de Boteco em Santana dos Montes.
“Minas Gerais tem grande potencial para o turismo gastronômico. Nossa gastronomia é apontada, desde 2014, como a principal imagem do estado. No entanto, ainda não era possível encontrar, de forma dinâmica e organizada, as principais informações sobre os circuitos gastronômicos do estado. Por isso, realizamos um levantamento em relação à oferta gastronômica existente em todas as regiões mineiras, que resultou, de forma surpreendente, no Mapa Gastronômico”, explicou o secretário de Turismo, Ricardo Faria.