Em ritmo acelerado, restauração já mostra a imponência da Fazenda Paraopeba que guarda parte da Inconfidência Mineira

28

Quem transita pela MG 383 já percebe que começa a surgir um novo e imponente sobrado, exemplar do século XVIII, que possivelmente pertenceu ao poeta inconfidente e advogado Inácio José de Alvarenga Peixoto. A histórica fazenda fica no limite entre Lafaiete e São Brás do Suaçuí e dificilmente o turista vai imaginar que o local estava prestes a desabar e a estrutura estava castigada pelo tempo. Só a sorte mantinha em pé a fazenda.

Obras da Fazenda do Paraopeba estão em ritmo avançado/Foto:Correio de Minas
Obras da Fazenda do Paraopeba estão em ritmo avançado/Foto:Correio de Minas

A propriedade estava em ruínas, quando no final de 2014, a Ferrous iniciou as obras de restauração, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público, a prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a mineradora.

A fazenda reserva parte da história de Minas e era um local onde Alvarenga Peixoto recebia, no século XVIII, os amigos que planejavam se livrar o domínio da coroa portuguesa. O grupo, composto entre outros pelos também poetas Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga e pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, encabeçava a Inconfidência Mineira e usou a Fazenda do Paraopeba para reuniões.

Obras da Fazenda do Paraopeba estão em ritmo avançado/Foto:Correio de Minas
O local abrigará um centro de informações turísticas da Estrada Real/Foto:Correio de Minas

Agora, começou a se afastado o risco de que o resto dessa história se perca sob os escombros da propriedade, batizada nos Autos da Devassa- inquéritos que incriminaram os conjurados- de Covão, por causa de uma cava formada pela topografia que a cerca. Quem passa pelo local percebe esta silueta em meio a uma mata preservada.

O belo casario hoje pertence ao município e o local abrigará um centro de informações turísticas da Estrada Real e ficará sob a responsabilidade do município de Lafaiete. A previsão é que até final de 2016, a obra seja finalizada já que as obras estão bem adiantadas.