26 de abril de 2024 23:34

Rota Turística Caminhos de São Tiago implanta sinalização na rota em Entre Rios

Com lançamento previsto para a quarta semana de julho de 2021, a Rota Turística Caminhos de São Tiago foi desenvolvida por 10 municípios da região do Campo das Vertentes (Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago), tendo como inspiração a rota religiosa européia Caminhos de Santiago de Compostela.

O trajeto entre Ouro Branco e São Tiago abrange aproximadamente 250 quilômetros, que poderão ser percorridos a pé ou de bicicleta, cavalo, motocicleta ou outros veículos.

Caminhos de São Tiago oferece ao turista e peregrino a simplicidade da área rural que tem como seu maior encanto as cachoeiras, recantos e propriedades rurais passando por trilhas e estradas de terra.

Em Entre Rios de Minas já foram instalados os totens de identificação e a iniciativa reforça o trabalho voltado ao turismo de experiência. Pelas paisagens das serras e rios, o trecho é o maior da rota,  passa de um lado a outro da cidade, são 31 km do município de Casa Grande a Entre Rios de Minas e por sua vez 51 km à Lagoa Dourada.  O caminho se desdobra por diversas comunidades rurais como a Serra do Camapuã, Jardim dos Coelhos e Brumadinho. 

Em cada um desses cantos há peculiaridades diversas, a Capela dos Olhos D’água de 1733, os criatórios de cavalos Campolina, a gastronomia campeã do prato Tilápia com Batata do Brumadinho, o parque da Cachoeira do Gordo e muita vida local interiorana. 

Como conhecer esse trecho dos “Caminhos de São Tiago” fica a critério do visitante, Entre Rios de Minas lhes espera com hospedagem em fazendas antigas,  translado guiado de bike ou a cavalo, gastronomia com tempero de roça, condução com conhecedores locais e a cultura de uma pequena cidade mineira de 308 anos de fundação. 

Registro de reunião de preparação para constituição da Rota Caminhos de São Tiago que ocorreu antes da pandemia. Crédito: Marcelo da Sec. Municipal de Cultura de Casa Grande.

“Acreditamos que 2021 será o ano do turismo rural, por isso, não temos dúvidas dos bons frutos que serão colhidos com o Caminhos de São Tiago”, reforça José Walter, Prefeito de Entre Rios de Minas.

O Lançamento da Rota que corta Entre Rios de Minas acontecerá dia 23/07/2021, a partir das 9h da manhã, a programação completa do evento será divulgada nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade