fbpx
26 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 29 setembro 2020
Início Economia Saiba como receber o teto máximo da aposentadoria do INSS

Saiba como receber o teto máximo da aposentadoria do INSS

O valor a ser pago na aposentadoria é calculado de acordo com as quantias pagas pelo trabalhador como contribuição, até o teto estabelecido.

O pagamento mensal para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante ao contribuinte o direito à previdência social. Desta forma, os trabalhadores conseguem a aposentadoria após determinado tempo de contribuição, seja por idade ou em outros casos específicos que não podem ser previstos, como doença ou invalidez.

O valor a ser pago na aposentadoria é calculado de acordo com as quantias pagas pelo trabalhador como contribuição, até o teto estabelecido. O teto do INSS determina o valor máximo que um contribuinte pode receber como benefício.

Atualmente, o teto estabelecido pelo INSS para aposentadorias é de R$ 6.101,06. O valor é corrigido todos os anos, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Como receber o teto do INSS?

A aposentadoria no valor do teto do INSS é paga para aqueles que contribuem mensalmente com o valor máximo permitido. Vale lembrar que a contribuição é calculada proporcionalmente à remuneração do trabalhador.

Ou seja, além de fazer a contribuição máxima, é necessário que os interessados recebam salários superiores a R$ 6.101,06.

O que mudou com a Reforma da Previdência?

Após a Reforma da Previdência, o cálculo do valor da aposentadoria é realizado a partir da média das contribuições efetuadas desde o ano de 1994. Outra mudança está no tempo de contribuição, que atualmente é superior a 20 anos de trabalho para os homens e 15 anos para as mulheres.

O valor do benefício corresponde a 60% das contribuições mais 2% por ano de contribuição. Com base nesse cálculo, para conseguir o teto da aposentadoria, será necessária a contribuição durante 40 anos para os homens e 35 anos para mulheres.

Entretanto, essa realidade está distante da maioria da população, já que além do prolongado período de contribuição, é necessário contribuir com um valor mensal bastante elevado. (Edital Concursos)

Mais lidas

Helicóptero chega para socorrer vitimas dentro de carro em chamas na BR040

Um acidente de grandes proporções, envolvendo um caminhão e um carro, deixa a BR 040 totalmente travada nós dois sentindo.

Governo autoriza reabertura de escolas de Lafaiete e região. Veja as cidades

Governo do Estado permitiu que todos os municípios contidos na "onda verde" do programa Minas Consciente retomem as atividades presenciais