Secretaria de Saúde realiza mutirões de combate ao Aedes Aegypti

17
Na última semana o setor realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, o mutirão de limpeza no Bairro Sion e parte do Bairro São João / Divulgação PMCL

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Combate a Endemias, está intensificando as campanhas e ações a fim de prevenir casos de Zika, Dengue e Chikungunya e mobilizar a população a participar na luta contra o mosquito transmissor das doenças, sobretudo neste período  chuvoso e quente, que representa o maior risco para a proliferação do Aedes Aegypti.

Na última semana o setor realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, o mutirão de limpeza no Bairro Sion e parte do Bairro São João. O critério de escolha para as áreas onde estão sendo realizados os mutirões estão relacionados ao número de casos da doença registrados no ano passado, ou seja, as áreas com maior número de casos notificados receberão o mutirão prioritariamente. No entanto, o trabalho dos agentes de endemias é diário em todos os demais bairros do município.

O Coordenador do Setor de Combate a Endemias, José Elias de Souza, enfatiza que os agentes têm atuado diariamente no combate e prevenção visitando todos os imóveis do município, realizando mutirões e orientando a população. No entanto, é necessário que todos fiquem atentos e contribuam cuidando, ao menos uma vez por semana, de suas casas, quintais e locais de trabalho. “Somente com a colaboração de toda a população será possível obtermos um resultado positivo e diminuirmos consideravelmente o números de casos destas doenças em nossa cidade, que no ano passado somou-se mais de mil casos de dengue”,  destacou.

Desta forma orienta para que as pessoas redobrem os cuidados, e observem periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho. Caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus, entre outros, se não cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes Aegypti.