Setembro verde celebra a natureza e o aniversário de Conselheiro Lafaiete

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 Programação, que foi de 14 de setembro a 4 de outubro, também aconteceu nas cidades de Santana dos Montes, Queluzito, Ouro Branco e Belo Horizonte

Dona Conceição recebe medalha do Setembro Verde na Santa Matilde/Divulgação

Um dos braços ambientais da LESMA, o Setembro Verde, já na 8ª edição, iniciou-se no dia 14 de setembro com o lançamento do livro “O samurai e o lírio”, de Francisco Dorotheu, no Solar Barão de Suaçuí e a programação transcorreu até o dia 4 de outubro. Este ano as cidades envolvidas foram, além da cidade-sede, Conselheiro Lafaiete, também em Santana dos Montes, Ouro Branco, Queluzito e a capital Belo Horizonte. O Setembro Verde 2017 contou com a presença do músico e cordelista potiguar Zelito Coringa, que veio do Rio Grande do Norte para completar o intercâmbio cultural “Minas Potiguar”, iniciado em maio deste ano quando os poetas Osmir Camilo e Wagner Vieira, visitaram o Nordeste (Rio Grande do Norte e Ceará) dentro da programação do Abril Poético.

Lafaiete 227 anos

A programação em Conselheiro Lafaiete comemorou ainda os 227 de Conselheiro Lafaiete, efeméride que lembra a criação da Villa Real de Queluz, 19 de setembro de 1790. Como em anos anteriores, a programação foi bastante diversificada e dinâmica. O Coral Lesma Poesia Social também protagonizou os eventos num enlace de música e poesia acompanhando as atividades. No dia 16 de setembro houve a “Mostra Cultural Santa Matilde”, que envolveu todo o bairro com atividades socioculturais iniciando na parte da tarde indo até à noite. No dia 19 (aniversário da cidade) houve atividades na praça Tiradentes. Na sequência dos dias o Setembro Verde ocorreu no Teatro Municipal Placidina de Queiróz (Lafaiete), onde recebeu artistas de Ouro Branco e Três Corações.

O Coral Poesia Social, que acompanhou a programação/Divulgação

Dia 26 ocorreram atividades de conscientização ambiental e recuperação da mata ciliar em um trecho do rio Ventura Luiz no bairro Gigante. Oficinas poéticas e de cordel foram realizadas junto ao projeto “Escola no Parque”, realizado pelo Município de Conselheiro Lafaiete. O Setembro Verde também aconteceu, pela primeira vez, no Clube Recreativo D. Pedro II, no dia 27, com uma acolhida especial por parte dos presentes e Diretoria do clube. Dentro do projeto Lesma Poesia Social ocorreram atividades envolvendo os CRAS Rezende, Santa Matilde, Centro de Referência do Idoso, Centro Pop e Centro de Convivência dos Adultos Especiais com o já tradicional evento “Rádio Poesia Social”, onde os usuários do CCAE são protagonistas nas suas apresentações artísticas e ocorre a Homenagem à Imprensa, com a outorga da Medalha do Mérito Ambiental Setembro Verde. Finalizando a programação em Conselheiro Lafaiete, no dia 3 de outubro a Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC – Lafaiete) recebeu as atividades do Setembro Verde com as apresentações de Zelito Coringa, Coral Lesma Poesia Social e do guitarrista Gastão Manfredinni. Foi uma noite muito especial junto à comunidade acadêmica.

Roteiro das cidades

Setembro Verde em Queluzito/Divulgação

Em Ouro Branco as atividades ocorreram nos dias …….. com apresentações do Coral Lesma Poesia Social na APAE de Ouro Branco e no Lar dos Idosos Frederico Ozanam. Aconteceram também oficinas de criação poética nas escolas Livremente e Colégio João XXIII e ainda atividades no Casarão da Praça Santo Antônio com apresentação de Zelito Coringa, Grupo Lesma e do cantor e compositor ourobranquense Rogério Dias

Em Belo Horizonte, no dia 21, o Coral Lesma Poesia Social e Zelito Coringa apresentaram no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na cidade de Santana dos Montes, no dia 30, o cordelista Zelito Coringa participou do Festival “Viola Temperada”, organizado pela Secretaria

Setembro Verde em Ouro Branco/Divulgação

Municipal de Cultura de Santana dos Montes. A programação atravessou o mês de setembro encerrando-se com duas atividades em Queluzito. No dia 2 de outubro apresentação cultural na Escola Estadual Santo Amaro, com participação especial do guitarrista queluzitense Gastão Manfredinni, atualmente integrante da banda “Mago Zen”. A atividade final ocorreu no dia 4 (dia de São Francisco de Assis, protetor da Natureza) na matriz de Santo Amaro com participação do Coral Lesma Poesia Social na missa das 19 horas e doação dos livros “Lafayette Rodrigues Pereira – um ilustre queluzense”, de Allex Milagre, em memória do biografado que foi batizado na referida matriz no dia 3 de outubro de 1832 e também o livro “Geraldo Lucindo”, ambos editados pela LESMA. Este último é a biografia de Geraldo Pereira Pinto, conhecido como “Geraldo Lucindo”, nascido na comunidade de Campo Belo em 1922 e, atualmente, residindo em Alto Maranhão, distrito de Congonhas.

 Parcerias

Neste Setembro Verde a LESMA contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Prefeitura Municipal de Santana dos Montes, Paróquia de Santo Amaro (Queluzito), Escola Municipal Santo Amaro, Clube Recreativo D. Pedro II e Unipac – Lafaiete.

Setembro Verde na Unipac Lafaiete/Divulgação

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *