Setor de Combate à Endemias realiza inspeção periódica em pontos estratégicos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de combate a endemias, desenvolve diariamente diversas atividades de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Vírus Zika, o Aedes aegypti. São ações educativas, de prevenção e de controle destas doenças. Dentro deste trabalho, vários estabelecimentos do município são classificados como Ponto Estratégico (PE) e recebem monitoramento e tratamento periódico.

Entre eles, estão os cemitérios, a garagem municipal, parque de exposições, aterro sanitário, mercado do produtor, o ecoponto (local para recolhimento de pneus), e ainda oficinas, casas de autopeças, ferros velhos, empresas de reciclagem, borracharias, transportadoras, distrito industrial, MRS, COPASA, pátios do Detran, Campo das Bandeirinhas, Asmarcol, Pedreira no São Dimas, entre outros.

12825440_825192547610479_901031872_n
Além de inspeção os agentes realizam tratamento focal, com uso de larvicida e o perifocal, com uso de inseticida/Foto:Divulgação/PMCL

O supervisor geral, Reginaldo Ferreira da Silva, informou que os Pontos Estratégicos (PE) são considerados pelo setor de saúde como locais onde há concentração de depósitos que podem se transformar em ponto preferencial para a desova da fêmea do Aedes aegypti. “São vistoriados com uma periodicidade quinzenal por uma equipe de agentes de combate à endemias, devido a grande circulação de materiais e peças. Os agentes fiscalizam todo o local à procura de larvas e mosquitos adultos. Além desta inspeção os agentes realizam o tratamento focal, com uso de larvicida e o perifocal, com uso de inseticida”, destacou.

Segundo José Elias de Souza, coordenador do setor de combate a endemias, “os agentes realizam este acompanhamento com frequência, mas é bom lembrar cerca de 80% dos focos do mosquito ainda são encontrados no interior das residências. Então é essencial que todos façam a sua parte e contribuam para que a população de mosquitos possa diminuir. Desta forma solicitamos a todos que fiquem atentos com seus ambientes, residência e local de trabalho. E, destaco aqui a importância do trabalho dos agentes e solicitamos que as pessoas não recusem a visita destes profissionais. Eles são treinados para detectar possíveis focos do mosquito”.

Números

É sabido que a dengue vem aumentando seus números em todo o estado de Minas Gerais. Em Conselheiro Lafaiete a situação não é diferente e segue os parâmetros estaduais. Os dados atualizados mostram o seguinte resultado para o período de 1º/01/2016 a 10/03/2016

CLASSIFICAÇÃO NÚMERO DE CASOS
Suspeitos Notificados 435
Confirmados 36 (sendo 26 de Lafaiete e 10 de outros municípios
Descartados 08
Aguardando resultado da sorologia 77
Em investigação 288

Fonte: SINANWEB.

Definições:

  • Caso suspeito: Pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti, que apresenta febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos, exantemas, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retroorbital, petéquias ou prova do laço positiva, leucopenia.
  • Caso confirmado: É todo caso suspeito de dengue confirmado laboratorialmente (sorologia IgM, NS1 teste rápido ou ELISA, isolamento viral, PCR, Imunohistoquímica).
  • Caso descartado: Todo caso suspeito de dengue que possui um ou mais dos seguintes critérios: diagnóstico laboratorial negativo; não tenha critério de vínculo clínico-epidemiológico; tenha diagnóstico laboratorial de outra entidade clínica; seja um caso sem exame laboratorial, cujas investigações clínica e epidemiológica são compatíveis com outras patologias.
  • Aguardando sorologia: São os casos que estão aguardando resultado de sorologia enviada ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).
  • Caso em investigação: São os casos suspeitos notificados que ainda não compareceram para colher sorologia
  • Outros municípios: Casos suspeitos notificados ao serviço de Vigilância Epidemiológica deste município, mas os pacientes possuem residência em outro município.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *