Um ano de impunidade: com 11 mortos da região, Mar de Lama da Vale em Brumadinho é uma dor que não se cala

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O tempo não ameniza a dor das famílias de vítimas da tragédia da Vale em Brumadinho.  No dia 25 de janeiro de 2019, às 12:28 horas o destino e a história das famílias de 270 pessoas se cruzaram em Brumadinho (MG). Há 365 dias, elas revivem diariamente essa data e se unem na dor pela perda inesperada e cruel de mães, pais, filhos, irmãos e companheiros.

Neste dia, o Brasil e o mundo eram tomados por um dos maiores desastres socioambiental da história, a tragédia do Mar de Lama da Vale Brumadinho (MG). Uma barragem do Complexo da Mina do Feijão se rompeu e a lama arrastou a cidade e matou 270 pessoas, além de destruir rios, casas e matar animais.

A sensação de impunidade permanece aos olhos das famílias das vítimas e dos que tentam um recomeço. Não foi a primeira vez que uma barragem do mesmo grupo se rompeu, em 2015 uma barragem em Bento Rodrigues (MG), que pertencia a Samarco, também se rompeu e fez 18 mortes. A realidade é cruel com os mineiros, que mostra que se mais barragens se romperem, podem causar ainda mais mortes e estragos.

Vitimas

Um ano depois a dor de familiares ainda é uma ferida aberta nos corações de 259 mortos e ainda 11 desaparecidos  de uma tragédia sem precedentes na história recente do Brasil . Inúmeras homenagens ocorreram em Brumadinho, mas a revolta não cala.

Mortos na região

A tragédia da Vale deixou ao menos 9 vítimas na região. O maquinista Anderson Sthica, Gustavo Souza Júnior, Felipe José de Oliveira Almeida, Pedro Sena e Edson Rodrigues dos Santos, todos oriundos ou com ligação com Lafaiete.

De Congonhas foram contabilizados 3 mortos: Jonatas Limas Nascimento,  Josiane Santos e Rodney Oliveira. De Barbacena, Wanderson  Oliveira Valeriano e Luiz Carlos da Silva Reis.

O engenheiro de Minas, o ouro-branquense, Vinicius Henrique Leite Ferreira, 40 anos, estava na lista dos funcionários da Vale encontrados.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *