Vacinação contra HPV é ampliada para adultos de até 26 anos

11

O Ministério da Saúde informa que a faixa etária para receber a vacina HPV Quadrivalente foi ampliada, temporariamente, para homens de 11 a 26 anos, e mulheres de 9 a 26 anos. A medida busca a utilização dos estoques disponíveis, que têm data de validade até o mês de setembro deste ano, e que possuem baixa procura pelo público adolescente, que é alvo prioritário da vacina.

Para receber a dose, que está disponível em Congonhas, é necessário ir à unidade de saúde da região onde mora, das 7h às 16h, e levar o cartão do SUS, cartão de vacina e documento de identificação. As pessoas vacinadas terão direito às doses de reforço da vacina com 2 e 6 meses após a primeira dose.

O Ministério da Saúde reforça que a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas, o que vai impactar nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções que são atribuídas ao HPV em ambos os sexos. A ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.