Vallourec oficializa junção de suas duas principais empresas brasileiras para criação da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil

26

A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares Premium, anunciou hoje, a conclusão da junção da Vallourec Tubos do Brasil S/A (VBR)1 com a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil Ltda (VSB)2 em 1º de outubro de 2016 ³. Na nova Empresa, denominada Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S/A, a Vallourec detém uma participação majoritária de 84,6%, a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) 15% e a Sumitomo Corporation 0,4%.

Após a junção, a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil irá gerar significativas sinergias industriais e administrativas e se beneficiará plenamente do ótimo desempenho operacional alcançado por meio do sistema de laminação PQF (Premium Quality Finishing – Acabamento de Qualidade Premium) da unidade de Jeceaba, tornando-se um pólo de produção altamente competitivo.

vallourec-solues-tubulares-do-brasil

 A NSSMC manterá seu acordo atual de compra de 300 mil toneladas de tubos por ano, a ser fabricado na planta de Jeceaba. A nova Empresa será totalmente incluída nas demonstrações financeiras da Vallourec a partir de 1º de outubro de 2016 e as participações da NSSMC e Sumitomo Corp. serão registradas como interesses não controlados.

 Comentando sobre esta junção, Philippe Crouzet, Presidente do Conselho de Administração, disse: “A junção bem sucedida entre a VBR e a VSB é um passo importante no desenvolvimento de um polo de produção altamente competitivo no Brasil. A Vallourec Soluções Tubulares do Brasil vai atender seus clientes no mercado interno, bem como seus clientes em todo o mundo com produtos e soluções de alta qualidade. Ele também destaca a parceria forte e frutífera entre a Vallourec e a NSSMC”.

 Esta junção é parte do Plano de Transformação global da Vallourec anunciado no início de fevereiro de 2016 que tem como objetivo reforçar a competitividade do Grupo e conduzir o retorno da Vallourec à rentabilidade sólida e geração de caixa.

 A racionalização das operações brasileiras será concluída no segundo semestre de 2018. A Usina Barreiro, em Belo Horizonte terá como foco a produção de tubos de aço, mantendo em operação as laminações e plantas de acabamento de tubos. Na unidade de Jeceaba ficará concentrada toda a produção de ferro-gusa e de aço bem como a produção de tubos de aço sem costura.