Vândalos destroem a estação hidrológica de Piranga

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Estação hidrológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o equipamento apareceu sem uma das principais peças, uma caixa central de recepção e envio de dados, com fios expostos e cortados  /DIVULGAÇÃO

Muitos já devem ter notado a presença de um equipamento instalado em um dos passeios da ponte do rio Piranga. Trata-se de uma estação hidrológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O equipamento fornece informações sobre a pluviometria local (volume de chuvas), o nível do rio Piranga (por meio de um sensor que mede a altura deste ao nível d’água), bem como exibe, em tempo real, por meio de uma câmera, imagens do curso d’água. Tais informações são cruciais para emitir alertas de inundação para municípios situados rio abaixo, como Presidente Bernardes, Porto Firme, Guaraciaba, Ponte Nova etc. Poucos municípios dispõem de tal equipamento.

Há pelo menos dois anos atrás, o equipamento estava inoperante no que diz respeito à pluviometria, mas operava normalmente em relação ao fornecimento das informações do rio (tanto fotos do curso d’água quanto o nível de inundação). Há alguns meses atrás (não sei precisar exatamente a data), o equipamento apareceu sem uma das principais peças, uma caixa central de recepção e envio de dados, com fios expostos e cortados. Entrei em contato com o órgão responsável para sondar acerca de uma possível manutenção, o que não foi confirmado. Portanto, ao que tudo indica, vandalizaram e roubaram parte do equipamento. O mesmo se encontra totalmente inoperante, sem a caixa central, uma das principais peças, e com fios expostos. Lamentável! Um equipamento caro, que custa cerca de algumas dezenas de milhares de reais, e com função importantíssima para emitir alertas. Entrei em contato com o órgão responsável, o CEMADEN, para solicitar o reparo do equipamento, mas, de acordo com o técnico, não há previsão de conserto, em virtude do corte de verbas do Governo Federal. (Patrício Piranga Guará Drone)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *