Vereador propõe criação de CPI no transporte público, mas tem resistência de colegas

O Vereador Pedro Américo (PT) apresentou ontem (27) em sessão da Câmara uma proposta para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidade no caos do transporte público de Lafaiete.

Operando com vans escolares desde 5 de abril, devido a falência da Viação Presidente, quando há quase 30 dias os trabalhadores cruzaram os braços em busca de de seus direitos trabalhistas, o setor vive uma crise sem precedentes com desdobramentos na cadeia produtiva de Lafaiete.

“Estou cansando e ao mesmo tempo indignado com esta situação em nossa cidade. O povo sofrendo com a falta de transporte e minha consciência está pesada. São pessoas ligando pedindo ajuda. Umas estão perdendo emprego, outras perdendo consultas diante desta situação e não vemos solução. Venho aqui apresentar o requerimento de criação da CPI para apurar a responsabilidade nesta grave crise por que passa nossa cidade. Os meus colegas que quiserem assinem requerimento comigo”, desabafou Pedrinho. “Estou fazendo a parte que me completou e seguindo minha consciência”, completou.

Vereador Pedro Américo/ARQUIVO

O requerimento depende de 5 assinaturas para o protocolo na Casa e assim ser votado. Em plenário, a aprovação do requerimento depende ainda de 7 assinaturas para criação da CPI.

Rumores

Após a sessão, os vereadores se reuniram para alinhar a discussão do requerimento. Entre alguns há resistências na aprovação por um possível desgaste. Por outro lado, há um sentimento de que o Legislativo precisa dar uma resposta a sociedade diante do quadro de caos no transporte, justamente porque a Casa não é responsável pela atual situação.

CPI

Se aprovada, a CPI tem duração de 90 dias podendo ser prorrogada por igual prazo na apuração de crime de responsabilidade. “O prefeito foi omisso”, disse o vereador Pedro Américo há que 30 dias atrás durante sua fala na Tribuna.

Paralisação chega perto de 30 dias e funcionários passam por drama da falta de salários/ARQUIVO

“Estamos pagando caro por esta situação”, afirmou na Tribuna há 15 dias, o Presidente do Legislativo, o Vereador João Paulo Pé Quente (DEM).

Os rumores de criação de uma CPI não são recentes. Há cerca de 40 dias, os Vereadores ameaçaram uma apuração para apurar supostos fura-filas na vacinação da covid-19 e até mesmo o transporte público.

Na gestão do ex-prefeito Ivar Cerqueira (2003/2006) ele foi alvo de 2 CPI’s que terminaram inocentando o gestor das acusações. “Meu medo é que uma comissão processante levante a uma expectativa falsa e inverta a responsabilidade na crise do transporte recaindo a culpa nos vereadores”, assegurou um vereador que não quis se identificar.

Participe de nossa enquete sobre CPI do transporte público de Lafaiete https://instagram.com/stories/correiodeminas/2561825235062252983?utm_source=ig_story_item_share&igshid=jwrxs0iim56sa

Leia mais:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular