Vestibular: Lafaiete terá disputa de 24 candidatos por 13 vagas na Câmara

9

Hoje, a Câmara retoma as sessões após mais de 15 dias de recesso. A novidade será o horário em que passam a vigorar as reuniões agora com início às 18:00 horas e não mais 19:30 horas. O horário vale até final de setembro e atende ao período eleitoral, já que 13 vereadores, 11 são candidatos a reeleição. Apenas Benito Laporte (PROS) Tarciano Franco (PRTB) não estão no páreo. O primeiro concorre como cabeça de chapa a prefeito e segundo desistiu da disputa.

Com o clima eleitoral batendo à porta, as sessões ganham um novo ingrediente e vão movimentar os bastidores.

Mesmo como a definição de 4 candidatos a prefeito, os vereadores se dividirão em 3 blocos distintos na Casa. Ivar tem 2 (Fernando Bandeira e Divino Pereira); Benito tem 5 (Zezé do Salão, Toninho do PT, Carlos Magno, Pedro Américo e o próprio Benito Laporte) e Mário Marcus (Pé Quente, Sandro José, Pastor Boaventura, Pedro Loureiro, Gildo Dutra e Tarciano Franco) ganha o apoio de 6 vereadores. Apenas Edie Resende (PTC) não terá o apoio dos atuais vereadores.

A disputa política deve concentrar entre os dois maiores blocos e clima eleitoral atingirá o plenário inflamando a disputa interna e elevando o tom dos discursos.

Na pauta de hoje apenas a discussão de dois requerimentos e de um projeto apenas. Grande parte da reunião será a concentrada na Palavra Franco quando os 13 vereadores devem fazer uso do espaço.

Coligações e vestibular

Pelo levantamento preliminar Lafaiete caminha para ter até 312 postulantes a uma das 13 vagas, o que perfaz quase 24 candidatos por vaga. Neste vestibular, a coligação de Ivar Cerqueira terá 2 blocos proporcionais com 52 postulantes; Benito terá 3 coligações proporcionais com 78 candidatos e Mário Marcus ganha 6 blocos de partidos na eleição proporcional com mais de 150 candidatos. Já Edie Gato pode ter na sua coligação proporcional de 20 candidatos e caso coligue pode chegar a 26.

Imagem de capa:Reprodução