Via 040 estima mais de 500 mil veículos durante a Operação Especial de Natal e Réveillon

8

Com o objetivo de garantir fluidez do sistema de tráfego e segurança dos usuários que vão utilizar a Via 040 durante o fim do ano, foi preparada uma operação especial com reforço no quadro de equipes e viaturas. Nos dias de maior movimento, não haverá interdições da rodovia para realização de obras. Por conta do período chuvoso, o motorista deve verificar previamente os dispositivos que aumentam a visibilidade, como ar-condicionado, limpador de parabrisas e desembaçador. A Concessionária alerta também para a necessidade de reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente.

A estimativa é de aproximadamente 544 mil veículos transitem pela Via 040 durante 10 dias de operação especial, considerando o período de cinco dias do Natal e os cinco dias do Réveillon. O fluxo representa, em média, um aumento superior a 30% em relação ao tráfego em dias normais. Por isso, haverá reforço adicional de 93 colaboradores nos horários de maior movimento, que se somam aos 570 colaboradores da operação viária e de atendimento ao usuário. Essas equipes se revezam, em escalas, 24 horas por dia, buscando minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos no período.

Estrutura a favor do usuário

A Via 040 oferece 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), que funcionam como um meio de comunicação direto e gratuito com a Concessionária, e disponibiliza estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso. Vinte e três veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão ininterruptamente, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações. As equipes dos serviços de atendimento médico (31 ambulâncias), socorro mecânico (35 guinchos), resgate de animais e combate a incêndios trabalharão em regime especial durante o período, posicionadas em locais estratégicos da BR-040 com o intuito de promover a máxima agilidade, conforto e segurança aos usuários.

Para promover maior previsibilidade no deslocamento, dezoito painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego, e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.

Tendo em vista o aumento do tráfego, a Via 040 evitará realizar o procedimento de interdição de faixas das pistas de rolamento em decorrência de obras e serviços de conservação e manutenção, conforme cronograma abaixo:

– Sextas-feiras, 22/12 e 29/12, das 12h às 24h, sem interdições de faixas

– Sábados, 23/12 e 30/12, das 0h às 24h, sem interdições de faixas

– Segundas-feiras, 25/12 e 1/1, das 0h às 24h, sem interdições de faixas

– Terças-feiras, 26/12 e 2/1, das 0h às 24h, possibilidade de interdição de faixas