Via 040 inicia duplicação da BR 040 e viadutos em Congonhas

16

INFOGRAFIAS CONGONHAS V2

O prefeito Zelinho esteve, nesta quarta-feira, 3, com o gerente de Relações Institucionais da Via 040, empresa que administra a BR-040, no início da instalação das placas de localização das obras de duplicação de pontes e viadutos no trecho de Congonhas. A secretária Rosemary Benedito também esteve presente ao local. A antecipação destas melhorias, que fazem parte da requalificação total da via, havia sido anunciada pela concessionária em agosto de 2015. Esta ação se deve às negociações do Governo Municipal com a empresa, que conseguiu autorização especial do IBAMA para executá-la. Os serviços terão início assim que o processo de contratação de pessoal, que está em fase final, for concluído.

O primeiro passo será a duplicação de todas as pontes e viadutos da região. Também será construído o trevo da entrada norte. As intervenções vão trazer mais segurança aos usuários da via e fluidez do trânsito.  Também estão previstos 28,4 quilômetros de obras de adequação da pista, que serão iniciadas após a liberação das devidas licenças, cujo processo estão sendo conduzidos pela EPL junto ao IBAMA.

Dispositivos

Trevo de acesso Norte – extensão (m) 81,73m, km608

Viaduto Telésforo Cândido de Rezende – extensão 81,73m, km 610

Viaduto de acesso à Congonhas (pista sentido RJ) – extensão  42,18m, km 611

Viaduto de acesso à Congonhas (pista sentido BH) – extensão 43,14m, km 612

Ponte sobre o rio Maranhão (pista Norte) – extensão 52,68m, km 615

Viaduto sobre a ferrovia – extensão 81,73, km 616

 

 

Em 12 de agosto de 2015, quando a Via 040 anunciou a duplicação das pontes, viadutos e construção do Trevo Norte de Congonhas, o prefeito Zelinho afirmou: “E uma grande conquista para a nossa cidade a construção do trevo da entrada Norte, como também a duplicação de todas as pontes e viadutos que cortam a BR 040 em Congonhas. Nós tivemos várias reuniões com o Dr. Túlio fazendo esse pedido e justificando o perigo das pessoas atravessarem a rodovia e a necessidade de duplicar as pontes que são antigas datadas de 1957. Fica aqui o nosso agradecimento a Via 040 por priorizar a nossa solicitação”.

“O projeto de modernização da BR-040 prevê um amplo leque de melhorias para a região de Congonhas. Nosso ritmo de trabalho ficará ainda mais intenso assim que o licenciamento ambiental for publicado, com a implantação de novas obras na região, como pistas marginais, acessos, retornos e passarelas, além da adequação das pistas atuais”, explica Tulio Abi-Saber, presidente da Via 040.

 

Fotos:Divulgação