Via 040 X moradores: audiência da ALMG será dia 10 em Lafaiete

12

Representantes da concessionária marcam participação em reunião, ocorrida ontem a tarde, com moradores, proprietário e prefeitura mas não comparecem

moradores comemoram desobstrução
Moradores e Via 040 estão e pé de guerra/CORREIO DE MINAS

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou para dia 10 de junho, às 10:00 horas, na Câmara Municipal Conselheiro Lafaiete, audiência pública para discutir a situação das intervenções realizadas na Rodovia BR-040 pelo Consórcio Via 040. O requerimento tem autoria do Deputado Glaycon Franco (PV).

A intenção do parlamentar lafaietense é debater os bloqueios promovidos pela concessionária de acesso de moradores e produtores rurais ao longo da rodovia e principalmente em Lafaiete.

Nos últimos 15 dias, a Via 040 bloqueou pelo menos 3 vezes a Estrada da Lagartixa, próximo ao trevo de Buarque de Macedo, com pedras e valetas, obstruindo o direito de ir e vir de inúmeros sitiantes e produtores rurais. Nesta semana, nossa reportagem acompanhou o desbloqueio da via promovido pelos moradores com uma máquina retirando enormes pedras fincadas no chão com concreto.

Há uma polêmica envolvendo a titularidade da estrada. Enquanto produtores afirmam que a via já usada há mais de 50 anos, um dos donos da fazenda, por onde passa parte do trecho em litígio, diz que ela é privada. A Via 040 afirma que a estrada é particular. O município estuda a questão, mas desconhece por enquanto, se o caminho é público ou trata-se de servidão de passagem de natureza privada. “Com todos os envolvidos podemos chegar a um consenso”, disse o deputado que pretende dirimir o conflito.

Via 040 não participa

Ontem moradores, proprietário da Fazenda e representantes da prefeitura estiveram reunidos para buscar uma solução conjunta. O dono da Fazenda Lagartixa sugeriu a colocação de uma cancela ou porteira restringindo a passagem somente aos moradores. Uma chave ficaria com cada sitiante. Os produtores não aceitaram a proposta. Representantes da Via 040 confirmaram a participação, mas ausentaram da reunião. Está marcada uma nova rodada de negociação.