16 de abril de 2024 14:27

WhatsApp cria recurso para esconder mensagens no aplicativo

Agora, será possível arquivar uma conversa no WhatsApp e fazer com que ela não retorne à tela inicial à cada nova notificação. Atualização visa a privacidade do usuário.

Nesta quarta-feira, 16, o WhatsApp adicionou um novo recurso na plataforma. Chamado de “Novo Arquivo”, a ferramenta permite arquivar chats permanentemente. A funcionalidade facilita para o usuário esconder uma conversa indesejada ou de caráter privado. Por enquanto, a novidade está disponível na versão beta do app para iPhone (iOS).

As informações são do portal WABetaInfo, especializado em divulgar os lançamentos do WhatsApp. De acordo com a informação, os chats arquivados terão as notificações silenciadas. As conversas também não serão desarquivadas de modo automático quando uma nova mensagem for recebida. Esta última característica já é recorrente na versão padrão, atualmente.

Para os usuários que tenham o novo recurso habilitado, é necessário ativar a função. Para isso, a aba “Conversas” nas configurações do aplicativo deve ser acessada. Depois é necessário ativar a funcionalidade “Manter chats arquivados”.

Caso queira desativar a ferramenta, o usuário precisa apenas reverter a ação. Com isso, o WhatsApp passa a operar como anteriormente. Assim, a cada nova mensagem recebida em uma conversa arquivada, ela acaba voltando para a lista das conversas na tela principal.

Utilidade do arquivamento de mensagem

O aplicativo possibilita arquivar uma conversa, seja entre dois usuários ou mesmo um grupo. Dessa forma, a conversa é retirada da tela principal e fica “escondida” dentro de uma pasta no app.

Contudo, sempre que aquela conversa recebe uma nova mensagem, ela volta para a tela principal e fica visível novamente. Com a nova função, então, isso não aconteceria. Mesmo com notificações, as mensagens permanecerão nos arquivos.

Assim, o aplicativo permite mais privacidade ao cliente que deseja dificultar que alguma troca de mensagens seja visualizada por terceiros. Essa é mais uma atualização que demonstra a preocupação do WhatsApp com a segurança e privacidade da informação.

Atualizações para garantir mais segurança ao usuário

Recentemente o aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphone passou por algumas outras transformações. A última atualização beta do app para Android demonstrou novas ferramentas de segurança disponibilizadas pela plataforma. Agora, os usuários poderão realizar backup das informações para o Google Drive por meio de uma chave criptografada individual.

Assim, os backups feitos diretamente para o Drive terão uma chave específica e mais segura por meio da criptografia. Ao todo, serão 64 caracteres constituídos por letras (minúsculas e maiúsculas), números e dígitos especiais. A senha será necessária para acessar as informações salvas na nuvem, além de permitir recuperar informações.

A nova atualização vem justamente para reforçar ainda mais a privacidade e a segurança fornecida pela plataforma. Assim, os dados salvos para a nuvem no Google Drive acabam protegidos por uma chave criptográfica, de difícil acesso a possíveis invasores ou programas mal intencionados.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade