13 de julho de 2024 07:43

Quitandeiras congonhenses participam Semana da Gastronomia

Congonhas participa da abertura da Semana da Gastronomia Mineira, durante a Feira da Agricultura Familiar, que acontece nesta segunda-feira, 3, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O convite partiu da ALMG, EMATER e do Instituto Eduardo Freiro Gastronomia e Cultura, em decorrência da tradição do festival que a Cidade dos Profetas realiza anualmente, no mês de maio, que a levou inclusive a liderar o movimento em curso de registro do ofício das quitandeiras pelo IPHAN.

As quitandeiras Loren Cristiene Silva, vencedora da categoria “Pratas da Casa” do Festival da Quitanda de Congonhas deste ano; Raquel Ramalho, vencedora do ano passado; Rosângela Rodrigues de Freitas; e Juraci Ferreira de Barros e outras da Associação dos Moradores da Vila Andreza (AMOVILA) expõem seus produtos, que estão se destacando durante o evento. Elas estão sendo acompanhadas por servidores da Secretaria Municipal de Cultura, que disponibilizou transporte para quem precisou.

Loren levou várias quitandas para Belo Horizonte, entre elas o Bolo de Milho e Requeijão e Coco, campeão do Festival da Quitanda em maio deste ano, o Biscoito Amanteigado e o lançamento Pão de Abóbora com Recheio de Goiabada. “O público está adorando tudo que trouxemos, mas claro que o bolo sai mais. Algumas pessoas que chegam até nossos estandes conhecem o festival de Congonhas. Até uma jurada do nosso festival apareceu aqui e disse que votou na minha receita”, testemunha. Ela aproveita para afirmar que “o Festival da Quitanda e outros esforços da Prefeitura estão abrindo portas para nós. Eu estou começando agora, mas já tenho motivo para agradecer à Secretaria de Cultura e todo mundo mais que está nos apoiando”.

Quitandeiras congonhenses participam Semana da Gastronomia/Reprodução

A comercialização de produtos acontece pela tarde afora. Às 20h, será realizada uma reunião especial no Plenário Juscelino Kubitschek, quando serão homenageadas cinco Mestras da Gastronomia Mineira e entregue o título de Cidadã Honorária de Minas Gerais a Dona Nelsa Trombino. As outras agraciadas serão Dona Lucinha, Dadette Mascarenhas (in memoriam), Maria Stella Libânio (in memoriam) e Beth Beltão, sendo que as duas últimas já foram juradas do Festival da Quitanda.

A programação da Semana da Gastronomia Mineira se estenderá até o próximo domingo, 9, com oficinas, palestras, demonstrações culinárias e entregas de prêmios.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade