13 de junho de 2024 13:48

Fique ligado: segunda e terça feira comércio não funciona em Lafaiete

O Carnaval está chegando, e com ele as dúvidas sobre o que irá funcionar no período. Como não há feriados, a definição do funcionamento do comércio fica a cargo das empresas. Diante disso o Sindcomercio realizou pesquisa com o objetivo de definir o horário de funcionamento do comércio durante o Carnaval 2023.

Em Conselheiro Lafaiete a Convenção Coletiva do Comercio concede folga aos empregados na segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro, pela comemoração do dia do comerciário, mas permite que, caso o empresário convoque funcionários para trabalharem nesse dia, ele conceda uma folga compensatória no período de até 90 dias.

Como forma de orientar a população (comerciantes, funcionários e consumidores) sobre o funcionamento do comércio de Lafaiete durante o Carnaval, o SINDCOMERCIO/CL, realizou junto aos comerciantes da cidade uma pesquisa entre os dias 20 e 30 de janeiro, tendo o resultado indicado que a maioria do comércio em geral, não abrirá as portas na segunda e terça-feira de carnaval (20 e 21/02), reabrindo na quarta-feira após as 12h.

É importante lembrar que aqueles estabelecimentos que já funcionam normalmente em feriados, caso de empresas de gêneros alimentícios como supermercados, açougues, varejões e outros, assim como farmácias, deverão funcionar normalmente durante o período de Carnaval, com possíveis alterações de horário a depender de cada empresa.

Outro ponto importante é que não há impedimento para o funcionamento do comércio nesse período, desde que seguida a legislação e a Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio, sendo que a divulgação do horário de funcionamento no Carnaval pelo SINDCOMERCIO tem o objetivo apenas de orientar os clientes e empresários.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade