13 de julho de 2024 16:10

Assembleia Conjunta: AMALPA, ECOTRES, CODAP e CISAP no município de São Brás do Suaçuí

No dia 29/09, aconteceu a Assembleia Extraordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba no município de São Brás do Suaçuí e contou com a participação do ECOTRES – Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos, CODAP – Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba e CISAP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.

Compuseram a mesa de honra o Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Márcio Campos, o Prefeito anfitrião Geraldino Pacheco de Oliveira Filho, o Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra, o Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter Resende de Aguiar, o Presidente do CISAP e Prefeito de Casa Grande Luiz Otávio Gonçalves, o Presidente do CONDAPAV e Prefeito de Queluzito Danilo Rodrigues de Albuquerque, o Diretor Presidente da EMATER-MG Otávio Martins Maia e a Superintendente Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete Estael Aparecida Pereira de Paula.

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos abriu a Assembleia Extraordinária da AMALPA e consórcios e falou sobre a situação delicada que os municípios estão enfrentando com a redução do FPM e reforçou sobre uma reunião com o TCU que acontecerão nos dias 03 e 04/10, que será de suma importância para vencer essa crise financeira.

O Prefeito anfitrião Geraldino Pacheco agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância de receber às autoridades em seu município, ainda mais completando os 70 anos de emancipação política.

O Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus frisou que as reuniões conjuntas são para fortalecer cada vez mais, agregando os municípios, trazendo mais associativismo e união para enfrentar os desafios comuns da região. E falou também sobre o programa mais médicos, onde Conselheiro Lafaiete está com 26 novos médicos, reduzindo assim os atendimentos na policlínica.

O Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter falou sobre a importância de mostrar força perante o Governo Estadual e Federal, principalmente neste momento delicado que os municípios vem passando.

O Presidente do CONDAPAV e Prefeito de Queluzito Danilo Albuquerque apresentou o consórcio e os serviços prestados pelo mesmo, além de comentar também sobre as dificuldades financeiras dos municípios com a redução do FPM.

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos fez a leitura de dois ofícios, um que foi assinado e encaminhado ao Procurador Geral de Justiça Dr. Jarbas Soares, solicitando uma intervenção junto às empresas mineradoras da região para viabilizar a construção de uma espécie de rodovia do minério, visando a redução de carretas e acidentes na BR 040. E outro ofício assinado e encaminhado ao Vice-Governador do Estado de Minas Gerais Professor Mateus Simões solicitando à reinstalação do Núcleo Regional de Perícia Médica e Ocupacional no município de Conselheiro Lafaiete. Na oportunidade, o Prefeito de Itabirito Orlando Caldeira se pronunciou demonstrando bastante preocupação com o crescimento do número de acidentes fatais vidas perdidas nessas vias, além do desgaste asfáltico das vias, que é catalisado pelo fluxo de veículos pesados.

O Diretor Presidente da EMATER-MG Otávio Martins Maia falou sobre a missão institucional e os dados de atuação da empresa, onde foi feita toda uma revitalização gerencial de mão de obra, treinamentos e equipamentos, além de se colocar a disposição da região, viabilizando parcerias com os produtores rurais, uma vez que o setor agropecuário é o que mais cresce. 

A Gerente de Negócios do Sicoob-Nossacoop Andrea Forneas Santiago demonstrou a importância de trabalhar em união e do número expressivo de prefeitos presentes, apresentando as linhas de crédito rural para o agronegócio.

A Superintendente Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete Estael Aparecida falou sobre a importância da educação e de ocupar um lugar onde contribua para educação pública da região, ofertando capacitação e suporte técnico para servidores e alunos.

A Gerente de Campus da Faculdade UNA Conselheiro Lafaiete e a Professora do curso de Agronomia Ana Paula Sato apresentaram a faculdade e os projetos executados, com destaque à uma parceria com a AMALPA da qual serão realizadas análises de água para os municípios filiados.

A Consultora em Gestão de Projetos da AMALPA Elaine Coelho falou sobre a realização dos projetos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que ao longo do ano já foram recolhidas aproximadamente 8 toneladas, que devem ter destinação correta, em uma parceria com o IMA.

O representante da empresa Tecno-It Vanderson Sterling falou sobre cidades inteligentes, um projeto desenvolvido em 4 etapas, visando segurança através de câmeras com reconhecimento facial e de placas de veículos, tendo uma redução da criminalidade de cerca de 70% nos municípios.

Estiveram presentes os Prefeitos de Barra Longa Fernando José (representado), Casa Grande Luiz Otávio, de Catas Altas da Noruega Paulo Ladislau, de Congonhas Cláudio Antônio de Souza, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Entre Rios de Minas José Walter, de Itabirito Orlando Caldeira, de Jeceaba José Donizete, de Lamim Mirene das Graças, de Moeda Décio Vanderlei (representado), de Ouro Branco Hélio Campos, de Ouro Preto Ângelo Oswaldo (representado), de Queluzito Danilo Albuquerque, de Rio Espera Juliano Benício, de São Brás do Suaçuí Geraldino Pacheco e de Senhora de Oliveira José Aureliano.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade