Entre 7 de setembro a 6 de dezembro, Conselheiro Lafaiete (MG) foi palco de 5 homicídios e e ao menos 4 tentativas. Na noite de ontem (6) os policiais militares compareceram no bairro São João na noite de 06 de dezembro, onde depararam com a vítima fatal, um homem de 29 anos, alvejado por diversos disparos de arma de fogo. No local várias cápsulas de munições calibre 9mm foram localizadas. Segundo informações, dois indivíduos em moto CG 160, cor branca e sem placa, pararam próximo à vítima e efetuaram os disparos, evadindo logo em seguida. Foram acionados o SAMU e a Perícia Técnica. A Polícia segue rastreamento e busca de informações de autoria e motivação
Escalada da violência
Na madrugada do dia 7/10, o jornalista, Diego Barbosa, de 38 anos, foi morto com um tiro na Avenida Prefeito Telesforo Cândido de Resende. Ele foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital e maternidade São José, porém, já deu entrada no estabelecimento de saúde sem vida. Após informações repassadas por populares, a Polícia Militar iniciou rastreamento e o localizou no túnel que dá acesso à Rua Marechal Floriano Peixoto. O autor confessou ter efetuado o disparo contra a vítima e foi preso em flagrante pela prática do crime de homicídio. Arma utilizada foi apreendida, um revólver calibre 32.
Já na noite do dia 20/10, por volta das 20:00 horas, em plena avenida Telésforo Cândido de Resende, onde se aglomeram pessoas em busca de diversão, o pânico tomou conta de frequentadores de uma choperia. Pelas imagens percebe-se dezenas de pessoas em correria em função de tiros no estabelecimento. Na confusão uma jovem morreu baleado e 3 pessoas, entre elas uma menor, ficaram feridas sendo encaminhadas ao Hospital e Maternidade São José. Segundo informações, os autores dos disparos foram identificados e possuem passagens policiais. Dois autores foram presos e uma arma apreendida. A motivação do crime estaria ligada a vingança.
Na manhã do dia 25/10, o jovem Wesley Henrique Estevam (foto), de 28 anos, morador do Bairro Jardim do Sol, foi morto pela PM em uma operação policial com a finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão quando ele foi morto em um confronto com a PM. Wesley foi imediatamente socorrido para o Hospital e Maternidade São José, onde deu entrada e veio a óbito durante o atendimento médico. No local foi apreendida grande quantidade de droga e a arma de fogo utilizada na ação contra os militares. A PM diz em legítima defesa e família da vítima alega covardia.
Feminicídio
No dia 3 de novembro, Lafaiete assistiu ao brutal assassinato da jovem Jhemily Luíza, de 30 anos e a PM segue em busca da localização do principal suspeito do feminicídio, o esposo da vítima Fábio Calixto. Ela foi morta a facadas na manhã de sábado por volta das 5:000 horas, no bairro Arcádia. O suspeito antes da fuga, procurou a ex-esposa e avisou que matara sua atual companheira. Na residência havia um casal de crianças, filhos da vítima às quais foram retiradas da casa pela conselheira tutelar Adriana, a qual informou que entregaria as crianças para a avó materna.