19 de julho de 2024 21:36

Após denúncias de poluição e mau cheiro, Polícia Ambiental fiscaliza e recomenda vistoria em mineradora

A 13ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, atendendo a requisições do Ministério Público Estadual e do Núcleo de Denúncias Ambientais, conduziu uma fiscalização na empresa Carbeto de Silício Sika Brasil Ltda., em Barbacena/MG, sediadam no km 208 da BR-265, zona rural da cidade.

A ação visou apurar denúncias da população sobre poluição atmosférica e odores fortes associados à atividade da empresa. Durante a visita, foram apresentados documentos pela empresa, incluindo licenças ambientais, certificados, laudos médicos e relatórios de monitoramento. A análise dos documentos indica conformidade com as regulamentações ambientais vigentes. Em relação às reclamações sobre odores, a empresa justificou que medidas internas, como o uso de filtros específicos, aspersão de água e um sistema chamado “Clean Air,” são adotadas para controlar a qualidade do ar. Afirmou também que o odor pode ser mais perceptível durante a desmontagem dos fornos. A Polícia Militar Ambiental reitera seu compromisso com a transparência e a fiscalização rigorosa, colaborando com o Ministério Público e demais órgãos ambientais para assegurar o cumprimento das normas e a proteção do meio ambiente.

Os policiais militares do meio ambiente ao analisarem a situação, sugerem uma vistoria mais aprofundada no empreendimento para avaliação da complexidade da atividade e possíveis efeitos não perceptíveis aos sentidos convencionais. Diante disso, recomenda-se a conclusão da fiscalização por meio de uma vistoria conduzida pelos técnicos especializados da FEAM, bem como a participação de outros órgãos que possam ser necessários. O relatório resultante dessa vistoria será encaminhado ao Ministério Público para análise e adoção das providências legais cabíveis, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade ambiental e a defesa da comunidade.

Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento adicional pode ser direcionado à assessoria de imprensa da 13ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente através do e-mail: 1pelmamb@gmail.com e do telefone (32)3339-5050.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade