13 de junho de 2024 13:06

Previsão do tempo: a onda de calor que atua no sul do Brasil vai chegar a Minas Gerais? Veja

Estado deve ter calor de 37 graus e chance de chuva forte nesta semana

Uma onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul desde a metade da semana passada e ainda deve se prolongar com temperaturas altas e acima das médias históricas, conforme emitiu o alerta do MetSul Meteorologia. O estado está sob o mesmo efeito de uma massa de ar seco e quente que cobre a Argentina, o que fez com que a temperatura supere os 40ºC.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Minas Gerais, o cenário é diferente: uma massa de ar quente favorece ao aumento das nuvens e ocorrência de pancadas de chuva típicas do verão em praticamente todas as regiões do estado.

“Não há relação com o que está ocorrendo no sul do país. Por aqui, a chance é de calor, mas com chuva. A chance de precipitação deve aumentar e podemos ter a sexta-feira (9) do pré-Carnaval instável”, explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo. “Não está descartada a possibilidade de chuva modera a forte”, explicou.

De acordo com o Inmet, as condições estarão favoráveis para ocorrência de tempestades de até 50 mm/dia, acompanhadas rajadas de vento de até 60 km/h no Noroeste, Central Mineira, Oeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No Norte de Minas, o calor pode ser de até 37ºC. “Na capital, os termômetros devem marcar até 30 °C. No decorrer da semana, a temperatura máxima cai para 28°C”, disse.

Onda de calor

De acordo com o MetSul, a segunda metade desta semana e o período inicial do Carnaval devem ter dias de calor muito intenso no Rio Grande do Sul, quando de fazer 40ºC, inclusive Porto Alegre e a região metropolitana.

“Os dias mais quentes tendem a ser a sexta e o sábado, quando as máximas próximas ou acima de 40ºC devem ser observadas em grande número de municípios, mas já nos dias anteriores se espera muito calor com máximas acima de 35ºC em diversas cidades”, informou.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade