28 de abril de 2024 14:35

China enfrenta “Maldição dos 35” no mercado de trabalho

Explore os desafios do mercado de trabalho chinês, enfrentando a “Maldição dos 35” e as barreiras de idade no emprego.

Em tempos de dificuldades econômicas, a busca por emprego se torna um desafio ainda maior para certos grupos demográficos. Recentemente, uma mercearia chinesa publicou um anúncio de vaga para caixas que aceitava candidaturas apenas de indivíduos entre 18 e 30 anos. Esse critério de seleção acendeu o debate acerca da discriminação etária no mercado de trabalho chinês, evidenciando uma questão maior que envolve não apenas o desemprego juvenil, mas também as dificuldades enfrentadas por profissionais de meia-idade.

Por que a Idade se Tornou um Obstáculo na Busca por Emprego na China?

Na prática, não há legislação específica na China que proíba a discriminação etária no recrutamento. Declaradamente, algumas empresas preferem candidatos mais jovens, acreditando que custam menos e são mais maleáveis. Esse fenômeno, amplamente discutido nas redes sociais e na mídia estatal, levou ao que é popularmente chamado de “Maldição dos 35”, uma referência à redução de oportunidades de trabalho ao atingir essa faixa etária.

Uma publicação na plataforma Weibo, mostrando o anúncio da vaga, viralizou com mais de 140 milhões de visualizações e 41 mil comentários. Usuários expressaram frustração e preocupação com a dificuldade de encontrar trabalho após os 30 anos. “Tenho 33 anos e procuro emprego há três anos”, relatou um deles, evidenciando a dimensão do problema.

Aposentadoria Atrasada e a Falta de Oportunidades: Qual o Impacto?

Além da questão da idade no recrutamento, a China enfrenta o desafio do envelhecimento populacional. O país planeja aumentar a idade de aposentadoria progressivamente, um sinal claro da necessidade de ajustar as políticas públicas à nova realidade demográfica. Atualmente, a idade de aposentadoria é de 60 anos para homens e varia para mulheres, dependendo do tipo de trabalho.

Essa medida, embora necessária do ponto de vista econômico, levanta questões importantes sobre o futuro dos trabalhadores mais velhos. Como encontrar emprego numa economia que valoriza a juventude, ao mesmo tempo em que se espera que as pessoas trabalhem por mais anos?

Iniciativas e Soluções: Há um Caminho a Seguir?

A mídia estatal, como o jornal Workers Daily, já se pronunciou contra a discriminação por idade, sexo, ou estado civil nos processos de recrutamento, apelando para uma mudança de atitude das empresas. Contudo, reconhece-se que a transformação cultural e organizacional demanda tempo.

A busca por inclusão e equidade no mercado de trabalho, portanto, envolve tanto políticas públicas quanto a conscientização e ação das empresas. Iniciativas que promovem a igualdade de oportunidades para todos, independente da idade, são fundamentais para construir uma economia mais justa e sustentável.

 

FONTE O ANTAGONISTA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade