30 de abril de 2024 20:06

Experiências valem mais que compra de bens na hora de gastar, sugere pesquisa

Para mais da metade de pessoas consultadas, viagens e jantares são prioridades em vez de compra de bens materiais

Estudos de finanças comportamentais concluem que os gastos com experiências têm um efeito mais prolongado no sentimento de satisfação de quem gasta. Uma pesquisa com 700 brasileiros de várias partes do país sugere que as pessoas já perceberam isso. Segundo o levantamento do site Guia dos Melhores61% dos entrevistados priorizam experiências como viagens, jantares ou passeios a locais turísticos.

Esses são os gastos listados como principais desejos e motivações dos consumidores. Em seguida, aparece compras para melhorias da casa.
Pesquisa Guia dos Melhores — Foto: Divulgação

“Todos nós estivemos, de alguma forma, muito limitados ao ambiente de casa durante um longo período. A necessidade de voltar às experiências externas está alinhada com o nosso contexto econômico e social atual” explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

Em se tratando do gasto com bens, aqueles que refletem melhorias na casa são os mais desejados, principalmente entre o público mais jovem. Esta é a principal motivação de compra de 32% dos respondentes com idade entre 16 e 39 anos.

No topo da lista de itens para melhorias da casa, aparecem eletrodomésticos que prometem uma vida mais prática, como o robô aspirador, desejo de 23% dos entrevistados, e a panela elétrica airfryer, apontada por 22% das pessoas. Em terceiro lugar, com 14% das menções, está a geladeira invertida.

Pesquisa Guia dos Melhores — Foto: Divulgação

 

O preço e o produto ser de marca de confiança são os aspectos citados com mais recorrência como os mais importantes na hora de escolher um produto.

O preço de um produto ainda é o ponto mais determinante para uma decisão de compra, o que pode estar diretamente relacionado com o fato de as pessoas estarem priorizando as experiências. Economiza-se um pouco nos bens duráveis para que se possa investir em uma viagem, por exemplo”, analisa Scherer.

Pesquisa Guia dos Melhores — Foto: Divulgação

 

FONTE VALOR INVESTE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade