Monte Verde, um destino que abraça

Monte Verde é um dos locais mais românticos e charmosos do nosso estado, sendo considerada por muitos como sendo “um pedacinho da Suíça em Minas Gerais”. Distrito de Camanducaia, essa pequena vila está localizada na região da Serra da Mantiqueira, a 1550 metros de altitude. Composta por montanhas verdes e cercada por araucárias e pinheiros, o distrito possui aproximadamente 6000 habitantes. No inverno, a temperatura pode cair abaixo de zero, acompanhada de geadas matinais que cobrem a paisagem de branco e, eventualmente neve, um fenômeno raro, mas que quando acontece é bastante celebrado pelos turistas. 

O slogan oficial de Monte Verde é “destino que abraça”, inclusive é reconhecido pelo terceiro ano consecutivo na pesquisa da Booking como um dos destinos mais acolhedores do Brasil.  

A história de Monte Verde começa com Verner Grinberg, da Letônia. O letão que se casou e mudou para o Brasil, certa vez passeando com o seu avião particular pela região de Camanducaia, se encantou pela região e decidiu comprar uma fazenda a qual sua esposa deu a ideia de batizar o lugar com o seu sobrenome: Grin (Grün, em alemão, significa verde) que somado a palavra “berg” (que significa monte, em alemão), resultou no nome Monte Verde. 

Como ir para Monte Verde 

O distrito está localizado a 480 km de Belo Horizonte, sendo que a duração média de viagem de 7 horas. De BH a Camanducaia são 450 km com acesso pela Rodovia Fernão Dias (sentido sul) e mais 30 km pela LMG 886. Vale ressaltar que o trajeto acumula seis pedágios no valor de R$ 2,90 (cada) e Camanducaia é a antepenúltima cidade de Minas Gerais antes da fronteira com o estado de São Paulo, depois tem Itapeva e Extrema. Para quem se desloca de São Paulo para Monte Verde, a distância é de 165 km e o tempo médio de viagem é de 2 horas e 30 minutos.

O que visitar em Monte Verde 

No inverno, que representa a alta temporada do destino, o principal atrativo é a temperatura. Nas outras estações do ano, o local de maior atratividade é a única avenida do distrito, a Avenida Monte Verde. Com possibilidade de passear a pé e com muita tranquilidade pelo comércio local, esse pedacinho charmoso do distrito possui mais de 350 estabelecimentos comerciais. Experiências incríveis podem ser realizadas nessa avenida, como tomar um chocolate quente e cremoso, ir a um rodízio de fondue ou fazer um tour pela Cervejaria Fritz.

Para quem curte natureza, vale a pena visitar o Parque Verner Grinberg e conhecer a Pedra Redonda. A caminhada até o ponto mais alto percorre 926 metros e atinge 1990 metros de altitude. #SeLigaNaDica: O cume da Pedra Redonda é amplo, plano e parece um terraço nas alturas, onde apresenta uma paisagem de 360 graus do horizonte. A outra opção de caminhada na natureza é a Trilha do Platô, a segunda mais visitada. A caminhada até o ponto mais alto percorre 1250 metros e atinge 1950 metros de altitude. 

Além do roteiro de natureza, Monte Verde possui outras opções de atrativos, como o passeio retrô de jardineira trenzinho; a Fazenda Radical que oferece arvorismo, passeio a cavalo, escalada, tirolesa e arco e flecha; a Escola de Falcoaria que possibilita a interação dos visitantes com a ave de rapina e a pista de patinação no gelo indoor com 200 metros quadrados, sendo uma das maiores do Brasil. Existem aproximadamente 50 agências de receptivo que oferecem vários tipos de roteiros em Monte Verde e adjacências.

Agora, se você está viajando com crianças, essa é uma super dica: visite o Parque Oschin. O atrativo possui 50 mil metros de área verde e um Mega Playground, além de lago, cascata, hortênsias e animais como lhamas e o famoso casal de São Bernardos. A gastronomia do restaurante é baseada em pratos típicos da culinária alemã, como marreco recheado e joelho de porco defumado. O empreendedor do Parque Oschin possui um outro espaço que se chama VillaLeta, que é uma verdadeira imersão a cultura viking. 

O que comer em Monte Verde 

O distrito foi fundado por um autêntico cidadão da Letônia, mas vários imigrantes se estabeleceram na região como alemães, italianos, húngaros, suíços e russos. São mais de 130 restaurantes que oferecem comida alemã, italiana, suíça e mineira. Foundes, massas e pizzas regadas a vinho e cervejas artesanais compõem o cardápio dos restaurantes locais. #SeLigaNaDica: vale a pena visitar O Trutário, um lugar que é um criatório de trutas e restaurante. Saborear uma truta fresca em Monte Verde é uma experiência incrível. 

Hospedagem em Monte Verde 

Monte Verde possui 300 meios de hospedagem. A escolha da sua hospedagem vai depender do tipo de motivação turística da viagem. Se você estiver realizando uma viagem romântica, você pode ficar hospedado no Roots Resort, Pousada Spa Myrante da Colina ou similares com o mesmo padrão, mas se estiver com a família a minha indicação é para o Hotel Cabeça de Boi que possui all inclusive, lago, piscinas, atividades de lazer e recreação. 

O que comprar em Monte Verde

São mais de 200 lojas no distrito que comercializa chocolate, sabonete, geleia e cervejas artesanais; artesanato em madeira ou cerâmica e souvenirs como camisetas, chaveiros e ímãs.

Quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

FONTE 98LIVE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular