A 1ª Corrida Rústica da Integração Equipires, realizada na manhã deste domingo, 10, entre o Pires e o Barnabé, foi um sucesso. Atletas e iniciantes cumpriram trajeto de 5,5 km entre ida e volta. Inscreveram-se 120 corredores de Congonhas e região. Fabiano Tadeu de Souza Marques, 28, da Equipires, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Aline Silva, 29, sem equipe, foi a grande vencedora entre as mulheres (confira abaixo o pódio geral masculino, feminino e a categoria Bairro Pires). A competição realizada pela Equipires contou com vários apoiadores, como a Prefeitura de Congonhas, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Guarda Municipal e do Departamento Operacional de Trânsito e Estatística. Além das duas comunidades locais, prestigiaram a atração esportiva o secretário municipal José Lúcio de Castro, os vereadores Hemerson Ronan Inácio (Mércio) e Cida Penido, além da líder comunitária, Maria Helena Moraes (Lena), que também colaborou para a realização da corrida.
Participaram equipes como a Atletismo Congonhas, Novo Amanhecer (de Resende Costa), Acorlaf (de Conselheiro Lafaiete) e a própria Equipires, além de corredores sem equipe. Fabiano Tadeu, morador da Matriz, vencedor geral entre os homens, entrou para a Equipires em dezembro passado. “Eu havia parado de correr por causa de uma contusão e retornei a tempo de vencer hoje (domingo, 10). Em 14 provas de que participei, esta é a minha segunda vitória, a primeira foi em Ouro Branco”, diz. Vencedora geral entre as mulheres, Aline Silva reside no Jardim Vila Andreza. “Esta é minha segunda corrida. Na primeira em dezembro passado em Lafaiete, fui 3ª colocada geral. Apesar do trajeto curto entre Pires e Barnabé, achei ele muito puxado, principalmente porque o ritmo da prova foi forte. Destaco também a organização da corrida, que ofereceu a atletas e ao público banheiro químico, frutas e segurança”, comentou.
A Equipires, através do casal Wagner e Beatriz, agradece a todos os atletas e apoiadores, voluntários e às comunidades do Pires e Barnabé por terem prestigiado o evento esportivo e promete realizar novas provas.
Representando o Governo Municipal, o secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, parabenizou a Equipires e os demais apoiadores da 1ª Corrida da Integração do Pires e Barnabé, “pela brilhante iniciativa de realizar a prova, e aos atletas de Congonhas pelos bons resultados conseguidos, mas também aos que foram despertados pela corrida para iniciarem a prática esportiva”.
A estrada que serviu de pista para a corrida foi uma das primeiras obras da atual Administração Municipal. A pavimentação dos 1,4 km da via que liga o Pires Barnabé em 2013 surgiu de um pedido dos moradores dos dois bairros ao prefeito Zelinho. Antes, havia asfalto apenas entre o Barnabé e o Campinho.
Após a prova, um grupo de corredores de Congonhas solicitou do secretário a criação de uma outra competição da modalidade. “Eles nos pediram e iremos realizá-la no Sábado de Aleluia ou nas férias de julho. Atletas congonhenses terão uma premiação especial”, garantiu o secretário que, sobre a Corrida do Trabalhador, em 1º de Maio, informou que a organização está bem adiantada, inclusive com a premiação já garantida.
Resultados da 1ª Corrida da Integração Equipires
Geral Masculino:
1º Fabiano Tadeu de Souza (19:55)
2º Luiz Ney Resende (20:21)
3º André Luiz Correa (20:30)
4º Eduardo Geraldo Assis (20:33)
5º Antônio Mateus Mendonça (20:41)
Geral Feminino:
1º Aline Silva (26:44)
2º Tatiana Martins (28:36)
3º Juliana Cristina (29:06)
4º Regiane Jose de Andrade (29:22)
5º Marlene Aparecida Moreira (29:57)
Categoria bairro Pires
Masculino:
1º Marciano Alex
2º Marco Lucio Teixeira Silva
3º Flávio Martins
Feminino:
1º Beatriz Teixeira Martins
2º Dione Teixeira Martins
3º Jessica Teixeirra
Foto:divulgação