A tribuna na noite do dia 23 foi palco de críticas diretas ao serviço prestado pela Viação Presidente em Lafaiete, como também o aumento aprovado na semana passada pelo Conselho Municipal de Transporte na tarifa urbana passando de R$2,60 a R$2,90.
Na reunião deu entrada a planilha de custos que justificam o aumento da passagem enviada pela Viação Presidente. “Estamos em plena crise e este aumento vai penalizar os mais pobres. Sei que houve aumentos diversos como óleo, pneus, etc, mas não podemos deixar passar este aumento”, sugeriu o vereador Benito Laporte (PROS).
Os vereadores aprovaram um requerimento do vereador João Paulo Pé Quente (PSB) em que cobra ao executivo o envio de documentos em relação ao controle do número de passageiros das linhas e itinerários do transporte coletivo urbano e sobre os valores e lucros obtidos pela concessionária em 2015. “Queremos saber em que planilha de custos a empresa pede esta aumento. Segundo a nossa legislação cabe ao município manter o controle atualizado sobre o valor dos componentes tarifários para promover o reajuste da tarifa”, explicou Pé Quente.
A aprovação da nova tarifa ainda depende da realização de uma audiência pública que referende o aumento e em seguida a assinatura do decreto pelo prefeito Ivar Cerqueira. A audiência já está marcada para o próximo dia 2 de março, a partir das 15:00 horas na Câmara Municipal em que analisará o pedido de reajuste e revisão tarifária, tanto para o coletivo como também para os taxistas.
Foto de capa:Arquivo