28 de março de 2024 12:39

Vem aí a Semana Santa de Congonhas: Momento de fé e reflexão

Procissão de Ramos/Foto:Divulgação/SECOM
Procissão de Ramos/Foto:Divulgação/SECOM

A Semana Santa de Congonhas, uma das mais tradicionais do Brasil, é um período de reflexão entre a celebração da morte e a da ressureição de Cristo. Procissões entre as ladeiras históricas da Basílica e Matriz, missas, sermões e encenações fazem parte da programação, atraindo também milhares de fiéis congonhenses e turistas. A Educativa FM (97.5 mhz) veicula a série de programetes “Saberes Sagrados” e a Rádio Congonhas (1020 khz) transmite ao vivo toda a Semana Santa.

O evento é realizado pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura de Congonhas e da Gerdau. Novamente este ano, uma grande estrutura de som, iluminação, palcos será montada. Cerca de 1 mil pessoas vão estar envolvidas na organização, entre elas servidores municipais e voluntários.

Este ano a Campanha da Fraternidade (CF) tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”.“A Semana Santa está ligada ao aspecto litúrgico (a celebração religiosa) e este ano o tema da Campanha da Fraternidade aborda o saneamento básico, o cuidado com a água, com a rede de esgoto, o lixo e o sistema pluvial. A campanha, em sentido abrangente, trata dos cuidados que o ser humano precisa de ter com  o planeta. Este deve ser cuidadoso e tratar  com carinho e  harmonia o ambiente em que vive. A mensagem que queremos passar é que é possível ser generoso, ser responsável com a justiça, e Jesus é o exemplo máximo disso”, enfatiza o pároco  da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Paulo Barbosa.

 

Celebrações

No Domingo de Ramos, a celebração relembra a entrada de Jesus em Jerusalém. De Segunda a Quarta-feira Santas, a liturgia é apresentada em momentos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Na Quinta-feira Santa, é realizada a cerimônia do lava-pés, em que o padre recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos.

Já na Sexta-feira da Paixão, acontece a encenação da paixão e morte de Cristo, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e, em seguida, acontece o sermão e a procissão do enterro até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A encenação conta com 80 atores e 220 figurantes. “Como todo ano, sempre fazemos algumas modificações na dramatização de sexta-feira e este ano não será diferente. Teremos um novo figurino e faremos alguns ajustes durante a apresentação”, explica o responsável pela direção cênica, José Félix Junqueira, o Zezeca.

O Sábado de Aleluia é conhecido como o sábado de vigília pascal, um dia de luto, silêncio e oração. No domingo de Páscoa, celebra-se a ressureição de Cristo. Neste dia, haverá missa às 5h30 na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e, em seguida, procissão até a Basílica do Senhor Bom Jesus. Às 11h, após a missa na Basílica, será realizada uma encenação da ressureição de Cristo.

Sermão da montanha

Este ano, o 19º Sermão da Montanha acontecerá no dia 26 de março, Sábado de Aleluia, às 19h, na Praça da Rodoviária, com a presença de David Quilan, Pastor Jorge Linhares, Jonas Vilar, entre outros. A entrada é franca e quem levar 1 kg de alimento não perecível concorrerá a prêmios. O evento tem apoio da Prefeitura de Congonhas e da Fumcult.

“Ofícios da Fé”

Entre 15 e 27 de março, é veiculado pela Rádio Educativa FM (97.5 mhz) o programa de rádio “Fazeres Sagrados”, com depoimentos de quem faz a história da Semana Santa de Congonhas. Entre os dias 22 e 26 de março, durante a Semana Santa as casas da ladeira da Basílica receberão a exposição “Janelas da Fé nas Ladeiras”, que são ornamentos de devoção confeccionados pelos moradores.

 

Programação Completa da Semana Santa

Domingo de Ramos – 20/03 – 7h – Bênção dos ramos na Praça da Basílica. Em seguida, procissão para a Matriz de N. S. da Conceição e Santa Missa.

Segunda-feira Santa –  21/03 – 19h – Missa na Matriz de N. S. da Conceição. Em seguida, procissão com a imagem do Cristo Flagelado até a Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus, com o Sermão do Pretório.

Terça-feira Santa – 22/03 – 18h30 – Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Matriz de N. Sra. da Conceição. Apresentação das figuras bíblicas e Sermão do Encontro.

19h – Missa na Igreja de N. Sra. do Rosário. Em seguida, procissão com a imagem de N. Sra. das Dores até a Matriz de N. Sra. da Conceição.

Quarta-feira Santa – 23/03 – 19h – Santa Missa na Matriz de N. Sra. da Conceição. Em seguida, procissão com a imagem de N. Sra. das Dores até a Basílica do Senhor Bom Jesus e Sermão das Sete Dores de Maria.

Quinta-feira Santa – 24/03 – 20h – Santa Missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia na escadaria da Matriz de N. Sra. da Conceição. Durante a missa, encenação Bíblica.

Sexta-feira da Paixão – 25/03 – 7h – Via Sacra, saindo da Matriz de N. Sra. da Conceição em direção à Basílica do Senhor Bom Jesus.

15h – Celebração, adoração a Santa Cruz, ação Litúrgica na Matriz Nossa Senhora da Conceição e Matriz de São José, nesta igreja participação do Coral Cidade dos Profetas.

19h – Na Basílica do Senhor Bom Jesus, encenação da Condenação, Paixão e Morte de Cristo. Sermão do Descendimento da Cruz. Em seguida, procissão do enterro até a Matriz de N. Sra. da Conceição.

Sábado de Aleluia – 26/03 – 16:30h – Concerto da Paixão com o Coral Cidade dos Profetas e Grupo Teatral Dez Pras Oito no Museu de Congonhas.

20h – Vigília Pascal na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Domingo da Ressurreição – 27/03 – 5h30 – Missa da Ressurreição na Praça da Matriz de N. Sra. da Conceição. Em seguida, procissão para a Basílica do Senhor Bom Jesus com a bênção do Santíssimo.

10h – Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus, e em seguida, Encenação Bíblica da Ressurreição de Cristo.

18h – Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, saindo daBasílica do Senhor Bom Jesus rumo a Matriz de N. Sra. Da Conceição.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade