26 de abril de 2024 00:42

Terceira edição consolida Festival de Violoncelos de Ouro Branco

final1
Durante uma semana, crianças, jovens, professores e apreciadores se reuniram na cidade mineira para celebrar o instrumento./Foto:Divulgação

Festival foi sucesso entre público, participantes e críticos. Concurso Internacional premiou quatro jovens de destaque.

A terceira edição do Festival de Violoncelos, promovido pela Casa de Música, consolidou o evento como mais um polo em Ouro Branco de difusão da música erudita. Durante uma semana, crianças, jovens, professores e apreciadores se reuniram na cidade mineira para celebrar o instrumento.

Entre master classes, concertos, conversas e muitas horas de estudo, os participantes puderam aperfeiçoar a técnica e desenvolver novas relações com a música e com o violoncelo. Além disso, o festival trouxe diversos visitantes para Ouro Branco, o que movimentou hotéis, restaurantes, o comércio de uma forma geral. Só da Alemanha vieram 15 músicos. “O festival leva o nome de Ouro Branco para o mundo inteiro. Eu mesmo conheci a região por causa da Semana da Música”, conta o violoncelista Matias de Oliveira Pinto, diretor artístico do festival.

Os concertos foram outro ponto alto. O público lotou as apresentações no Hotel Verdes Mares e na capela da Fazenda Pé do Morro. “Todo ano tentamos trazer uma cor nova para o festival e mostrar várias facetas do instrumento. Nesta edição, por exemplo, fizemos um concerto de violoncelo e acordeão – quando a Claudia Buder tocou Scarlatti – e percebemos que é um casamento perfeito”, relata Matias.

O festival teve como novidade o I Concurso Internacional de Violoncelos. A disputa foi bastante acirrada e o alto nível dos competidores exigiu bastante dos jurados. Na categoria até 16 anos, as alemãs Emma Osterrieder e Sophie Charlotte Rees ficaram com a primeira colocação e farão um concerto com a Orquestra de Câmara de Ligen, na Alemanha. Já na categoria até 25 anos, a alemã Julia Wasmund recebeu o prêmio “Zygmunt Kubala” e o brasileiro Miguel Balloussier Fernandes Braga recebeu o prêmio “Nany Devos”. Júlia fará um concerto com a Orquestra do Instituto Baccarelli e Miguel participará de uma turnê com orquestras do Nordeste.

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Programa Música Minas, e apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Instituto Baccarelli.

 Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações no site www.casademusica.org

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade