O livro GERALDO LUCINDO: FÉ, SONHO E TRABALHO será lançado nesta quinta-feira, 14, no Museu de Congonhas, às 19h, à Alameda Cidade de Matosinhos (Alameda das Palmeiras), na Basílica. Nesta sexta-feira, 8, o livro foi lançado em Conselheiro Lafaiete, no Solar Barão de Suaçuí, às 20h, à rua Barão de Suaçuí, nº 1080, no Centro. O livro é de autoria de Maria da Paz Pinto (filha de Geraldo), Osmir Camilo Gomes, Wagner José Vieira, ilustração de Luciomar S. de Jesus e publicado pela Editora Lesma.
A história conta a vida de Geraldo Pereira Pinto, de 93 anos, homem público, evangelizador, agricultor, vinicultor, comerciante, contador de histórias, amigo, conselheiro e dono de tantos outros talentos acaba contando parte da história do Alto Maranhão, de Congonhas, de Minas e do Brasil.
Maria da Paz Pinto começou a planejar esta publicação em fevereiro de 2015. Antes, quando era diretora da então E. E. N. Sra. d’Ajuda (agora municipalizada), houvera iniciado a compilação de documentos sobre o distrito e do pai. Posteriormente se juntou a Osmir e Wagner, da Editora Lesma, para conclusão do trabalho.