Uma operação conjunta das secretarias municipais de Planejamento, Obras e Administração, com o apoio da Polícia Militar resultou na retirada de objetos acumulados na rua Padre Américo, no Centro de Lafaiete. No local, há tempos, o morador vinha acumulando objetos com obstrução do passeio causando transtornos aos pedestres e levando perigo de atropelamentos devido ao estreitamento da via.
A situação no local era crítica e alvo de reclamação por parte da população. Durante a ação foram apreendidos os objetos que obstruíam a via pública e os passeios. Os pertencesse do cidadão foram armazenados em um depósito do município. Segundo a prefeitura, foram várias tentativas anteriores para que o morador retirasse seus objetos, por iniciativa própria. Como não houve êxito e a desordem no local permaneceu, por meses a fio, a alternativa foi a apreensão, que, inclusive, foi aplaudida pelos que transitavam no local no momento.
Esta não é a primeira vez que o município intervém naquele local. A última ocorreu em 10 de dezembro de 2014, quando uma força tarefa que envolveu as secretarias municipais de Fazenda e Planejamento, Departamento de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, interditou o local, onde havia atividade comercial exercida de forma irregular.
O morador foi alertado de que, todas as vezes que ali depositar objetos estes serão recolhidos.
O terreno, localizado próximo ao supermercado Epa, é de propriedade particular. Contudo, tramita na 4ª Vara Cível de Conselheiro Lafaiete Ação de Usucapião sobre o imóvel ajuizada pelo atual morador do local, que , além de lá residir com sua família, por vezes faz do local um ponto comercial e dispôs suas mercadorias em área externa comprometendo consideravelmente o trânsito de véiculos e a circulação de pedestres.
Foto de capa:Divulgação/PMCL