Os membros da Comissão Processante votam hoje à tarde o relatório final do Vereador Tarciano Franco (PRTB). O relator já manifestou favorável ao arquivamento da denúncia. Já o Pastor Boaventura (PSDB), Presidente da Comissão, deve seguir pelo encaminhamento da denúncia. O fiel da balança será o vereador Carlos Magno (PT), mas seu partido deve ser optar pelo arquivamento. Ainda não há uma definição. Esta será a terceira tentativa de votar o relatório na comissão. No último dia 28, Tarciano Franco pediu prazo para analisar a denúncia. Independente do resultado, o relatório segue para a votação final pelo plenário até dia 2 de junho, quando os vereadores votam pelo arquivamento da denúncia ou impedimento do prefeito Ivar Cerqueira (PSB). As denúncias que instalaram a Comissão Processante são de que o prefeito contratou, sem lei autorizativa da Câmara, no início do ano, monitores educacionais de inclusão para trabalhar com alunos especiais.
Debates
Antes da instalação da Comissão, o Secretário de Educação e Vice Prefeito, Darci Tavares, acompanhado do Procurador, Luiz Antônio,30
estiveram na Câmara para explicar as contratações mas não convenceram os vereadores. Alguns parlamentares sugeriram que o prefeito enviasse à Câmara o projeto para por fim a polêmica. Neste meio tempo, o prefeito ingressou, sem sucesso na Justiça, na tentativa de anular os atos da Comissão. Após a derrota, a prefeitura enviou o projeto para regularizar as contratações. O que estará em debate é que, independente do envio da lei autorizativa, a tese de que o prefeito teria cometido crime de responsabilidade.
Curiosidades
O curioso é que há coincidências de datas. A votação de hoje na Câmara ocorre no mesmo dia em que o Senado votou pela admissibilidade do processo de impedimento da Presidenta Dilma e um dia após o Legislativo de Piranga abrir uma comissão processante contra o Prefeito Carlos Araújo.