20 de abril de 2024 06:55

Garimpando- Mais uma Rua de Alma Encantadora – 6

                                               Merecidamente recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão

lafaietense,por serviços prestados à comunidade.

 

Continuando o poema de Elizabeth Coutens de Menezes:

Em teus porões repousam os ratos

Entre lodos, mofos, restos de ti.

Caçam, calmos, os lindos gatos.

Pousada triste, dá-te pra mim.

 

Tranca, lento, janelas, portas

O belo sol logo ao surgir.

Bela morada das almas tontas,

Deixa que eu viva e morra ai.

 

Morada velha, quem são teus donos

Que não te deixam bela fluir?

Mostrando histórias de longos anos,

Alegres ou tristes, conta-as para mim.

 

Pousada triste, velha morada,

Meus sonhos voam por aqui.

Angústias choro, como em penumbras,

Debaixo em cantos sobras de mim.

 

Agora vamos andar mais um pouco. Outro vulto surge, outro ilustre morador da Rua Coronel João Gomes. Seu nome? Geraldo Ottoni Costa. Nasceu em Virginópolis, antiga cidade de Nossa Senhora do Patrocínio de Ganhães. Veio para Conselheiro Lafaiete, onde também residiram seus pais por muito tempo, e aqui estabeleceu sua residência, participando, com  muito brilho, do crescimento e do progresso de nossa terra com sua existência pródiga de grandes serviços para a comunidade.

O Sr. Geraldo nasceu no dia 30 de dezembro de 1910, filho de Raimundo de Paula Costa e Úrsula Ottoni Costa, tendo seu pai sido diretor do Grupo Escolar “Domingos Bebiano”, em nossa cidade. Sua mãe era descendente do ilustre estadista Teófilo Benedito Ottoni, que, além de político, teria criado a cidade de Filadélfia, hoje conhecida como Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Casou-se com Nair Martins da Costa.

Vamos fazer aqui uma digressão sobre esse antepassado ilustre do Sr. Geraldo: Teófilo foi deputado provincial por Minas Geraisdeputado geral e senador do Império do Brasil de 18641869 e um dos principais líderes do Movimento de 1842, no qual Queluz teve um papel preponderante. Como Caxias venceu a revolução, Teófilo foi preso, processado,  julgado e absolvido por unanimidade em Mariana e, posteriormente, beneficiado pela anistia geral decretada pelo imperador D. Pedro II. Entre outros even tos importantes, promoveu o desenvolvimento e a colonização do Vale do Rio Mucuri. Também iniciou um processo de pacificação, colonização e civilização dos indígenas.

Continuando a história de Geraldo Ottoni, um detalhe muito  interessante, porque pouco comum na época. Teve vinte filhos, dos quais sobrevivem doze.

Como funcionário público da Secretaria de Estado da Fazenda, chegando ao cargo de Coletor Estadual, trabalhou nessa profissão por mais de trinta anos, aposentando-se, no ano de 1962, na classe de Inspetor da Fazenda. Devido ao trabalho, percorreu diversas cidades de Minas Gerais, como, por exemplo, Conselheiro Pena, Resplendor, Ouro Preto, Belo Horizonte e, finalmente, Conselheiro Lafaiete, adotando  esta cidade como sua morada definitiva, pois aqui nasceram quase todos os seus filhos. Merecidamente recebeu, da Câmara Municipal, o título de cidadão lafaietense, por serviços prestados à comunidade.

(Continua)

     Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                                               avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade