×

Presidente aciona a Justiça para normalizar transporte urbano

Prefeitura de Lafaiete notifica Viação Presidente e cobra uma solução para o impasse

Em entrevista a nossa reportagem, o Diretor do Sindicado dos Trabalhadores Rodoviários de Minas Gerais, Geraldo Mascarenhas, disse que a empresa estaria acionando o Tribunal Regional do Trabalho, em Belo Horizonte, para tentar barrar a greve dos trocadores e motoristas em Lafaiete, Congonhas se Ouro Branco. “Não é oficial, mas a gente tem a informação neste sentido de que a empresa Presidente está tentando obter uma Liminar para encerrar a greve. Nós vemos com um ato de terrorismo psicológico contra os trabalhadores e mesmo de interferência no livre direito a greve”, questionou.

Para ele a empresa está intransigente com pauta de reivindicações dos trabalhadores. “No Ministério do Trabalho houve 4 rodadas de negociações, mas Viação Presidente avançou pouco em relação ao que a categoria pediu de correção salarial. Desde o início de todo o processo até agora estamos abertos a negociação, mas a empresa não quer o diálogo. Ao invés de acionar a Justiça a empresa deveria negociar diretamente com os trabalhadores”, criticou Geraldo.

Trabal
Trabalhadores ainda estão na porta da empresa

Segundo ele houve um acordo com a empresa e 30% dos ônibus está circulando nas cidades. Na porta da empresa na BR 040 trabalhadores e direção do Sindicato aguardam uma sinalização para iniciar a negociação de um acordo.

O Sindicado pleiteia uma correção de 11,08, de acordo com o INPC, mas os empresários chegaram até 7%. “Estamos propensos a negociação, mas caso isso não ocorra e a empresa mantenha a intransigência, os trabalhadores, de forma ordeira e pacífica, vão manter a greve”, frisou Mascarenhas.

A Palavra da SINCOL

O Gerente da Viação Presidente, Celso Faria, confirmou por telefone a nossa reportagem que o setor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SINCOL) está buscando, via judicial, a normalidade do serviço do transporte público em Lafaiete e região. Ele adiantou que espera ainda hoje avançara ainda mais nas negociações com os trabalhadores e esperar encerrar o movimento.

Nota da prefeitura

Em nota enviada a imprensa a “prefeitura de Conselheiro Lafaiete informa que tão logo tomou conhecimento da paralisação do serviço de transporte coletivo na manhã desta quinta-feira 02 de junho de 2016, tomou as providências cabíveis para garantir o direto do cidadão aos serviços prestados pela concessionária.

Sendo assim, notificou a Viação Presidente Lafaiete Ltda para que fosse restabelecido de imediato o serviço, sob pena de aplicação de penalidade de advertência e multa conforme estabelecido em cláusula contratual.

A notificação extrajudicial foi baseada no descumprimento contratual – Inobservância dos Princípios Administrativos – Concorrência Pública 02/2000.

O documento foi levado pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Paulo Pereira, até a sede da empresa, sendo recebido pelo gerente Celso de Faria.

A empresa informou que as negociações estão em andamento junto ao sindicato que representa categoria e diante da exigência afirma que desde às 9h30 está circulando 30% de sua frota para atender a população.

A prefeitura esclarece ainda que o movimento grevista tem motivação salarial, sendo uma prerrogativa da empresa, sindicato e funcionários a solução do impasse”.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp