Um dia histórico para Lafaiete. Em uma grande festa popular, marcada pela emoção, foram entregues simbolicamente as chaves das 142 moradias aos seus proprietários do Residencial Dom Luciano. O evento aconteceu na manhã do dia 1º de julho.
A alegria estava estampada nos sorrisos dos novos donos que realizam o sonho da casa própria. O Residencial é uma obra fruto da abnegação e perseverança do líder comunitário, Chico Paulo, que dedicou mais de 20 de sua vida em prol dos movimentos populares, em especial pela moradia.
A Associação dos Sem Teto de Conselheiro Lafaiete (ASTCOL) foi a entidade que captou e viabilizou os recursos e geriu a obra orçada em quase R$ 9 milhões. “Quantas vezes, Chico, fomos a Belo Horizonte, sem dinheiro e dividimos as refeições. O resultado está aqui hoje”, lembrou o representante do Conselho Nacional das Cidades, o Leleco. O ex arcebispo Dom Luciano também foi uma das figuras reverenciadas no evento.
Entre os discursos que revezaram na solenidade, arrancou aplausos efusivos, quando a Superintendente Caixa Econômica Federal, Márcia Sueli, disse que, dentro de 10, os contratos entre os novos proprietários e o banco estariam prontos para assinatura e com isso a entrega da escritura definitiva. “Isso aqui é um exemplo de organização”, afirmou ela.
A trajetória de enfrentamento, de luta e conquistas foi lembrada por João Vicente. “Desde os anos 90 a entidade iniciou seu trabalho e hoje existem marcas dela em diversos bairros como Copacabana, Jardim do Sol, entre outros. Este aqui é o maior empreendimento habitacional da região”, afirmou.
Um dos momentos marcantes foi quando a beneficiada Maria Fátima Nascimento, juntamente com seus 5 filhos, recebeu do Presidente da ASTCOL, Chico Paulo, as chaves, da sua casa, representando os centenas de proprietários. Discursaram no evento o Deputado Federal padre João (PT), o Deputado Estadual Glaycon Franco (PV), o Secretário Municipal, Luiz Cerqueira, Padre Marcelo.
Não era para menos que a emoção tomasse conta do líder Chico Paulo que foi o mais ovacionado no evento. Ele adiantou que na realização de seu sonho encontrou obstáculos, principalmente como o preconceito ao movimento. Foram anos de luta para que o empreendimento chegasse a cabo. “Esta obra representa a luta de muita gente, a história do nosso movimento. Isso é a vitória do nosso povo, da Presidente Dilma. Queremos avançar com a construção de mais moradias. Meu choro é de alegria”, sintetizou.
Chico adiantou que no máximo em 30 dias as casas já estarão habitadas. A empreiteira responsável pela obra ainda ficará no Residencial por mais 6 meses para fazer os devidos reparos nas casas. Também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) acompanhará a rotina dos novos moradores, levando dignidade e apoio às famílias. Um centro de convivência social, base da PM e uma academia integram o residencial. Ainda ao final, Chico Paulo foi homenageado por lideranças comunitárias.
Novos empreendimentos habitacionais
Após a conquista das 142 moradias, Chico Paulo já trabalha na liberação de recursos para a construção de mais 224 novos apartamentos que serão construídos ao lado do Residencial Dom Luciano. Segundo ela a portaria já foi publicada no Diário Oficial da União garantindo a verba social. Já estão inscritos no cadastro mais de 600 famílias. Chico Paulo quer começar o novo empreendimento ainda este ano.
Fotos:CORREIO DE MINAS/Divulgação