28 de abril de 2024 14:43

Agilização e eficiência na entrega de cartas e correspondências ainda esbarram na falta de cep por rua em Lafaiete

Estudo está sendo elaborado e deve ficar pronto ainda este ano; Câmara discute em audiência hoje má qualidade dos serviços dos Correios 

Gildo 3
Vereador Gildo Dutra

Em meio às crescentes críticas da população, os vereadores aprovaram a realização de audiência para discutir os serviços prestados pelos Correios em Lafaiete. O evento acontece hoje, dia 6, às 18:00 horas, na Câmara Municipal.O requerimento para a audiência é de autoria de Gildo Dutra (PV) e Fernando Bandeira (PTB).

As principais reclamações são as longas filas nas agências e atraso na entrega de correspondências principalmente de boletos e contas. Outra denúncia é em que em diversos bairros mais afastados são recebem atendimento da empresa estatal.

Em outra audiência ocorrida há 2 anos na Câmara foram alertados de que os serviços dos Correios somente seriam regularizados com a implantação de CEP por ruas, como acontece em diversas cidades, já implantado inclusive na vizinha Barbacena.

A Câmara

Segundo informações colhidas, desde meados de 2013 a Câmara tem feito um levantamento minucioso das leis que denominaram os logradouros públicos, bem como tem sido realizadas visitas nos locais onde há dúvidas a respeito da denominação e delimitações dos logradouros. Além disso, foram apontadas as situações em que um logradouro possuía duas denominações, seja em decorrência de duplicidade de lei, seja devido à denominação que, de fato, foi considerada pelos moradores e que não havia o respaldo legal.

Vereador Fernando Bandeira

Constatou-se também determinada denominação sendo dada em dois logradouros distintos. Por fim, não há em Lafaiete uma delimitação clara dos bairros da cidade, bem como não há uma divisão legal das regiões, situações abrangidas pelo trabalho desenvolvido pela Câmara.

Após este trabalho serão convocadas audiências públicas para colocar a população a par das mudanças decorrentes da aprovação desta norma e finalmente a implantação do CEP por logradouro pelos Correios. “A intenção é terminar o mais rápido possível, contudo, torna-se impossível prever a sua finalização com exatidão, já que alguns bairros são rapidamente concluídos, enquanto outros nos deparamos com muitas contradições entre os levantamentos realizados e, até mesmo, no que se refere à legislação existente. Mas, acredito que no segundo semestre concluímos”, disse o Diretor Jurídico da Câmara, Anderson Tavares.

Câmara vai discutir serviços dos Correios
Câmara vai discutir serviços dos Correios

Segundo ela o Cep por rua converterá em benefício para a população e afetará diretamente a organização do Município, pois aprimorará a sinalização da cidade, facilitando a localização e a circulação no trânsito urbano. “A própria gestão, em si, do Município, poderá ser afetada, uma vez que se tornará um instrumento para o Gestor na elaboração e implantação de políticas públicas específicas para as necessidades de cada bairro e região, talvez contribuindo, até mesmo, para a descentralização da administração municipal como, por exemplo, Prefeituras Regionais”, avaliou Tavares, para quem a cidade já passou da hora de contar com esse nível de organização.

Imagens:Reprodução

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade