×

BR-040 apresenta redução de acidentes entre 2015 e 2016

Balanço Semestral da Via 040 mostra queda de 29% das fatalidades,

além de crescimento dos serviços prestados aos usuários

Nova Lima, 06 de julho de 2016 – Os primeiros seis meses de 2016 apresentam melhorias dos indicadores de segurança viária do trecho sob concessão da BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). Na comparação com o primeiro semestre de 2015, houve redução de 29% no número de óbitos; de 20% no número de acidentes com fatalidades; e queda de 3% no número total de acidentes. Os dados, coletados pela Via 040, integram o Balanço Semestral da Concessionária. Além dos indicadores de segurança viária, foi registrada evolução nos serviços prestados aos usuários, com aumento de 41% dos atendimentos médicos e de 10% do socorro mecânico.

Via040
Indicadores de segurança viária da BR-040 tiveram melhora entre 2015 e 2016.

Entre janeiro e junho de 2016 foram registrados 88 óbitos decorrentes de acidentes na rodovia. O número é 29% menor do que os 124 verificados no mesmo período de 2015. Houve redução também no número de acidentes que resultaram em fatalidades, de 91 em 2015 para 73 em 2016. As ocorrências que envolveram feridos recuaram 3% no comparativo, de 1.115 para 1.076. O número total de acidentes na BR-040 também diminuiu 3%, baixando de 2.936 para 2.840 na comparação entre os semestres. Os dados abrangem os 936,8 km sob concessão da Via 040.

O diretor de Operação da Via 040, José Aparecido de Oliveira, credita a evolução dos indicadores de segurança viária na BR-040 a esforços coordenados de melhorias estruturais, fiscalização e conscientização. “A Via 040 tem feito investimentos permanentes na recuperação, conservação e manutenção da rodovia, o que se reflete em asfalto melhor, sinalização mais eficiente e novos dispositivos de segurança. Até o final de 2015, mais de R$ 1 bilhão foram investidos na elevação do padrão de qualidade da BR-040. Some-se a isso o trabalho de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, que atua para coibir comportamentos inadequados como o excesso de velocidade, e a própria conscientização dos usuários, que tem aumentado”, analisa José Aparecido.

SERVIÇOS AOS USUÁRIOS

Outro ponto de destaque no Balanço Semestral da Via 040 é o crescimento da demanda pelos serviços prestados aos usuários da BR-040. Houve elevação de 41% nos atendimentos médicos, que saltaram de 5.113 no primeiro semestre de 2015 para 7.185 no mesmo período de 2016. Os pedidos por socorro mecânico também avançaram, passando de 18.817 no ano passado para 20.614 nesse ano, variação positiva de 10%. Estas são as modalidades de atendimento mais requisitadas na rodovia.

“O crescimento dos serviços prestados aos usuários vincula-se ao amadurecimento da concessão. Motoristas, passageiros e pedestres, à medida que conhecem melhor o trabalho executado e os benefícios trazidos pela rodovia concedida, passam a requisitar com maior frequência o auxílio da Concessionária. A Via 040 promove hoje um atendimento eficiente e ágil. Em média, nossas ambulâncias levam 9 minutos para chegarem a uma ocorrência, ao passo que nossos guinchos leves iniciam o atendimento, em média, em 10 minutos. São prazos menores do que as metas estipuladas pelo contrato de concessão”, contextualiza o diretor de Operação da Via 040, José Aparecido.

A Via 040 também disponibiliza serviços de combate a incêndios e recolhimento e afugentamento de animais na pista, além de manter viaturas de inspeção circulando pelo trecho concedido permanentemente. Vinte e um postos de atendimento, posicionados, em média, a cada 45 quilômetros da BR-040, completam a rede de auxílio aos usuários.

 BALANÇO SEMESTRAL – VIA 040

Janeiro a Junho de 2015 Janeiro a Junho de 2016 Variação
Acidentes com feridos 1.115 1.076 -3%
Acidentes com óbitos 91 73 -20%
Total de óbitos 124 88 -29%
Total de Acidentes 2.936 2.840 -3%
Atendimentos Janeiro a Junho de 2015 Janeiro a Junho de 2016 Variação
Atendimento médico 5.113 7.185 + 41%
Atendimento mecânico 18.817 20.614 + 10%

SERVIÇO

Todos os serviços da Via 040 podem ser acionados pelo atendimento telefônico gratuito, via o número 0800-040-0040. Também está disponível o atendimento telefônico gratuito direcionado a pessoas com deficiência auditiva e da fala pelo número 0800-033-0040. Outros canais de relacionamento oferecidos são os e-mails [email protected] e [email protected], chat disponível no site www.via040.invepar.com.br e livros de registros presentes em todos os 21 postos de atendimento.

Foto:Divulgação/Thobias Almeida_Acervo Via 040

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp