Impasse entre grupos ainda mais a definição de nomes; caso não vingue a aliança defendida, Glaycon Franco vai apoiar nome do grupão
As duas últimas semanas foram intensas e cheias de movimentações nos bastidores políticos. E mais uma vez a decisão de uma eventual aliança entre o “grupão” e a frente de esquerda ficou para esta semana. A indefinição esbarrou na rivalidade histórica dos grupos.
No final do mês um encontro entre o deputado estadual Glaycon Franco (PV), o pré candidato, Júlio Barros, integrantes do PT estadual e municipal acertariam um acordo, porém o parlamentar pediu mais tempo para a definição. E o impasse durou a semana seguinte e rompeu até agora.
De um lado, Vicente Faria (DEM) não abriria mão de sua candidatura. Já Júlio Barros até aceitaria ser seu vice em uma eventual chapa com o demista, mas o PT bateu o pé e não aceitou o acordo.
Nesta semana até circulou que as duas candidaturas, tanto de Vicente quanto de Júlio, estariam nas ruas em lados opostos.
Neste impasse, Glyacon Franco está no centro da artilharia já que foi o principal fiador de uma aliança até então histórica. As conversas evoluíram, houve acenos de ambas as partes, mas quando foram bater o martelo a rivalidade aflorou. Neste meio tempo, Wesley Luciano que largou na frente com sua candidatura, mas no meio do caminho desistiu.
Pesa contra a candidatura de Vicente Faria de que
ele estaria impedido por decisão de 2ª instância. Faria Paiva recorreu junto Superior Tribunal de Justiça. Algumas pessoas consultadas afirmam que dificilmente ele assumiria o comando da cidade em caso de uma vitória no dia 2 de outubro. Mas o ex prefeito resiste e mantém firme sua disposição de entrar no páreo e acredita que a Justiça lhe dará o manto da legalidade de sua candidatura. A possibilidade é que o ex vereador Marco Antônio Reis Carvalho (PSSB) seja o seu vice.
Do outro lado, caso se configure o atual quadro político, a tendência é que Benito Laporte (PROS) seja o cabeça de chapa tendo Júlio Barros como seu vice. Em conversa com nossa reportagem Júlio Barros revelou a dobradinha. “O momento é difícil para todos nós políticos principalmente pela conjuntura nacional que está refletindo diretamente em todos nós. Como sempre me coloquei e já sinalizei que sou candidato a vice”, frisou o ex prefeito que vem para a sua 5ª eleição consecutiva.
Caso se configure as duas candidaturas, o deputado Glaycon Franco disse a nossa reportagem que apoiará o candidato indicado pelo grupão. “Fiz de tudo por um acordo em torno de uma aliança programática. Acredito que somente a união de forças é capaz de governa Lafaiete”, sinalizou.
Outras candidaturas
Por outro lado, virão as candidaturas de Ivar Cerqueira (PSB) tendo como vice Darci Tavares (PMDB), e de Eddie Resende (PTC). A semana será decisiva e promete uma definição já que estamos a quase um mês da campanha eleitoral.
Fotos:Arquivo/Reprodução