Ontem a Câmara Lafaiete, dia 14, rejeitou o recurso do vereador Sandro José (PSDB) em que pedia provimento ao projeto, de sua autoria, que alterava o horário de carga e descarga em Lafaiete. O recurso foi derrotado e o projeto foi arquivado já que a Comissão de Legislação, Justiça e Redação o considerou inconstitucional.
O recurso continuaria a tramitação do projeto, mas sua justificativa não foi levada em consideração. “Estamos discutido aqui a tramitação do projeto ou não. As alterações, sugestões e emendas serão feitas na etapa posterior. Não estamos ainda discutindo o projeto, mas sua continuidade”, insistiu Sandro junto a seus colegas.
O projeto do vereador alterava os horários de carga e descarga na área central de Lafaiete e outras regiões comerciais. Anteriormente, havia restrição do serviço quando somente era permitida carga e descarga entre 7:00 às 11:00 horas de 2ª a sexta feira. Aos sábados, de 8:00 horas às 13:00.
Pelo projeto apresentado, flexibilização do horário atenderia o comércio passando de 8:00 às 18:00 horas (dias úteis) e de 8:00 às 13:00 horas, aos sábado. Segundo Sandro, conforme documento apresentado, o Departamento Municipal de Trânsito sinalizou favorável a mudança do sistema de carga de descarga. “O atual horário não atende os interesses da grande maioria do comércio, já que fala às 7:00 horas o início da carga e descarga. Mas convenhamos, não há comércio aberto neste horário”, justificou.
Sandro defendeu a continuidade de discussão do projeto, já que o interesse era facilitar o comércio. “Poderíamos discutir mais as mudanças, mas respeito a opinião dos vereadores. Mas o comércio saiu perdendo com continuidade da restrição a carga e descarga. A ampliação facilitaria o trânsito e colocaríamos critérios, principalmente quando na próxima segunda feira começa o sistema rotativo em Lafaiete”, finalizou.
Um novo projeto de ampliação de carga e descarga agora somente pode ser apresentado no ano que vem.
Fotos:Reprodução/Arquivo