29 de março de 2024 09:08

Incêndio é combatido em área protegida na serra de Ouro Branco

Monumento Natural de Itatiaia abrange Ouro Branco e Ouro Preto.
Segundo o IEF, 34 brigadistas e bombeiros atuam em área de difícil acesso

Um incêndio é combatido em uma área protegida localizada nos municípios de Ouro Branco e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Nesta segunda-feira (8), trinta e quatro bombeiros e brigadistas atuavam para apagar as chamas no Monumento Natural de Itatiaia, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF). O local é de difícil acesso.

As áreas protegidas ou unidade de conservação foram instituídas por lei e são delimitadas para estabelecer mecanismos mais efetivos para a proteção da biodiversidade.

Como o local é difícil acesso, somente aeronaves conseguem chegar aos focos. Os brigadistas são transportados em três caminhonetes até um ponto e são levados de helicóptero até o monumento.

Ainda não informações sobre o tamanho da área queimada e sobre a causa do incêndio. O entorno já foi devastado por outro incêndio, debelado nesta manhã. Segundo o instituto, focos que atingiam o Parque Estadual da Serra de Ouro Branco foram apagados neste domingo (7) e nesta segunda (8).

Neste ano, foram registrados 91 incêndios em unidades de conservação com cerca de 1,3 mil hectares queimados em Minas Gerais, de acordo com o IEF. No estado, já são mais de dois meses sem chuva e a vegetação seca favorece o surgimento dos focos de queimadas.

Fonte: G1

Imagem:Reprodução

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade