Os lafaietenses Ernani de Souza e Fabio Henrique Oliveira do Bem estão embarcando esta semana para uma viagem na Europa onde no dia 25 de agosto irão disputar uma das mais desejadas corridas de montanha, a
Ultra Trail du Mont lanc conhecida simplesmente como UTMB.
A competição é realizada entre as fronteiras da França, Itália e Suíça sendo que a cidade sede e a charmosa Chamonix que fica localizada nos Alpes Franceses.
Na UTMB temos 5 provas distintas sendo 4 delas para disputas individuais e uma em duplas. As distâncias de cada prova são UTMB 170 kms, TDS 119 kms, CCC 101kms e OCC 55kms além da PTL 290kms, essa última disputada em duplas. Vale lembrar que
são provas em etapa única inclusive a PTL com seus 290 kms o atleta até pode parar para descansar porém seu tempo e contabilizado desde a largada e em todas as distâncias temos tempos máximos para completar os percursos ou o atleta corre o risco de ser desclassificado.
Os lafaietenses irão disputar a OCC e em um primeiro momento a prudência fez com que nossos representantes tivessem cautela na escolha da distância, pois além da quilometragem alta tem também o grau de dificuldade técnica de cada uma das provas. Na OCC, por exemplo, os atletas terão pela frente um desnível positivo acumulado de 3.500 metros, muitas pessoas não tem noção do que isso representa mas podem acreditar trata-se de um percurso bem difícil.
Ernani e Fabio tem pretensões bem diferentes na competição. Ernani segue para França em busca de alta performance e o atleta vem focado na preparação para disputa desde o início do ano e nas últimas 6 semanas intensificou os treinos em montanhas de nossa região visitando inclusive cidades como Lavras Novas e Casa Grande em busca de trilhas mais pesadas que pudessem lhe tirar da zona de conforto. Outro fator determinante foram avaliações físicas feitas pelo fisiologista Gerson Leite, de São Paulo, que vem acompanhando a evolução esportiva do lafaietense.
Desta forma mesmo sabendo da superioridade dos europeus, Ernani acredita que existe a possibilidade de conquistar mais um pódio internacional em corridas de montanha.
Fabio também quer conquistar uma boa performance porém sua meta é completar a prova junto do pelotão intermediário. Se isso acontecer já será uma conquista pessoal, assim como Ernani, Fabio encontrou ajuda na sua preparação física em outro estado, pois o atleta faz parte da assessoria esportiva UPFIT coordenada pelo experiente técnico Sidney Togumi que inclusive tem várias participações na UTMB.
Nesta edição teremos cerca de 83 brasileiros na disputa sendo que 32 estarão alinhados na OCC, desses 32 apenas Ernani irá largar na elite. O atleta recebeu na última sexta feira um
comunicado da organização informando sobre sua posição entre os selecionados para largar no pelotão principal, isso representa no mínimo um início de prova mais tranquilo
e sem atropelos para nosso representante.
A largada da prova será 3 horas da manhã devido ao fuso horário de 5 horas, mas como a prova será longa cerca de 6 horas para Ernani e 9 horas para Fabio a dupla estará completando suas disputas no início da manhã aqui no Brasil.
Agora, os dois atletas já se encontram em fase de descanso para chegar com boa disposição na disputa da principal prova do calendário 2016.