A iniciativa, patrocinada pela Gerdau, busca contribuir para a preservação do patrimônio histórico de Ouro Branco (MG)
O Projeto de Preservação da Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau por meio da usina Ouro Branco, iniciou a sua quinta turma no mês de agosto. Ao todo, doze alunos terão a oportunidade de aprender o ofício da arte da cerâmica, que é considerada um dos símbolos da cultura ourobranquense.
As aulas têm duração de cinco meses e são realizadas uma vez por semana, em dois turnos, manhã e tarde, na sede do projeto (Rua Itabirito, 711 – Bairro Metalúrgico). A iniciativa visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e uma fonte de renda, além de contribuir para a preservação desse importante patrimônio histórico local.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre a história da cerâmica e suas técnicas, sobre seus valores culturais, a importância da preservação do ofício, preparação da matéria-prima, modelagem e queima da cerâmica. No total, 42 jovens já se formaram no ofício.
Sobre o Projeto
A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.
Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.