A partir das 8:00 horas, quando abrirem as urnas, inicia a maior festa de democracia. As eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.
Assim, o sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto1 na escolha dos governantes. Daí, o eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social: o voto.
Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito.
Os números
Em Lafaiete, 91.750 eleitores estão aptos a votar. È o 20º maior colégio eleitoral de Minas. Quatro postulantes disputam a confiança deste universo.
Em 2012, 66.705 votaram nas eleições quando Ivar saiu ungido com a vitória.
Congonhas tem o segundo maior colégio eleitoral da região com 40.233 e Ouro Branco é o 3º com 29.454. Nas duas cidades são 13 pretendentes.
O 4º maior colégio da região é de Carandaí (19.808 eleitores). Em seguida vêm, Piranga e Entre Rios de Minas com 13.546 e 11.944 eleitores respectivamente. Nas mais de 20 cidades são 283.507 eleitores que podem transformar o perfil da região. Na eleição o maior poder é do cidadão!