26 de abril de 2024 20:49

Garimpando – Uma rua encantada muito especial – 5

                     Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                              avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

CORONEL FRANCISCO OSWALD DE ALBUQUERQUE  (Seu Chiquinho) que é homenageado com o nome da rua Coronel Albuquerque, nasceu em 14 de julho de 1888, no então Distrito de Santo Amaro, Município de Queluz, hoje Município autônomo, denominado Queluzito, filho de José Francisco de Albuquerque e de Maria da Conceição Albuquerque.

Seus primeiros estudos foram na escola rural do lugar onde nasceu, passando depois para o Ginásio Mineiro de Ouro Preto. Diplomou-se em Farmácia pela Escola de Farmácia de Ouro P reto.

Era casado com Leosina Albuquerque. Teve os seguintes filhos: a professora Maria da Glória, o fazendeiro Cid, o fazendeiro Waldir, o funcionário público estadual Geraldo, o médico Dr. Nilson, o fazendeiro José Odilon e a professora Nilza.

Foi também político, tendo sido Presidente da Câmara em 1918 e Vice-prefeito no período de 1950 a 1054. A respeito de sua atuação como político, encontramos na obra “FIGURAS NOTÁVEIS DE MINAS GERAIS, organizado pela “Pioneiros e Expoentes Editorial Ltda – BH (1973-1974):

“Era um político combativo, de rara capacidade administrativa, respeitado e correto em suas atuações.”

A pintura abaixo é da nora do Coronel Albuquerque, Marília Batista Albuquerque; mostrando a casa da família em Queluzito, seguida de um poema focalizando a mesma casa e de autoria também de Marília. A imagem está na Agenda Santo Antônio de Queluz, que organizei com meu esposo Luiz de Almeida em 1992.

avelina

Imagem: Reprodução

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade