O Museu de Congonhas alcançou, nesta quarta-feira, 26, a marca de 70 mil visitantes. A macar foi atingida em apenas em 10 meses de funcionamento.
A visitante de Uberaba, Glauciene Ribeiro, veio com a família e foi a contemplada. “Tenho parentes em Congonhas e hoje é a primeira vez que visito o museu. Congonhas merecia um lugar bonito como esse, a população e os visitantes precisavam desse espaço com tanta riqueza e cultura”, disse.
A instituição foi concretizada por meio de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Congonhas e inaugurada no dia 15 de dezembro de 2015.
Quem visita o Museu de Congonhas se depara com exposições, como a que trata das manifestações da fé no passado e no presente; acervos, como a coleção Márcia de Moura Castro, com destaque para ex-votos e santos de devoção, que foram adquiridos pelo Iphan e apresentados no Museu. O visitante também pode conferir cópias fiéis dos profetas de Aleijadinho. A única imagem reconhecida que mostra o rosto de Aleijadinho também está exposta no Museu. Ao longo deste ano, vários eventos já aconteceram no centro cultural.
Fonte: Indicador Congonhas