O professor de Jiu-Jitsu Mark Lenon trouxe mais três medalhas de ouro e uma de prata do Panamericano X-Combat de Jiu-Jitsu, que foi realizado nesse sábado, 12, no Ginásio do Colégio Pio XII, em Belo Horizonte. Participaram atletas do Brasil e das Américas. Marcus Vinícius (Maroca) e Renan Brito ficaram com o 3º lugar em suas categorias.
Mark Leno sagrou-se campeão Nogi (sem kimono) na categoria Super Pesado, vice-campeão na categoria Absoluto Nogi, campeão também na categoria Super Pesado com kimono e campeão Absoluto com kimono na Faixa Marrom. Em 2015, ele havia se sagrado tri-campeão da Super Pesado Adulto da Faixa Roxa. Também é o atual campeão brasileiro interclubes sem kimono Peso Absoluto. Desde o infantil, conquistou 57 títulos, entre estes 4 estaduais.
Marcus Vinícius Castro Miranda, 24, repetiu o resultado de 2015, ficando em 3º na categoria Peso Pesado Adulto da Faixa Azul. Os dois lutadores congonhenses pertencem à equipe Gracie Barra, de Belo Horizonte, e contaram com o apoio do Brutus Suplementos, Pub Black Jack e de pessoas físicas incentivadoras do esporte para disputar esta competição. Durante os últimos quatro anos, a Prefeitura de Congonhas também foi parceira deles, oferecendo apoio logístico e participando da realização de competições na cidade.
Renan Brito, 23, da faixa azul, que é baiano erradicado em Congonhas, também ficou em 3º lugar em sua categoria.
O Panamericano X-Combat de Jiu-Jitsu tem como apoiadores os canais de TV X-Combate, Rede Bandeirantes, Band Sports e a Liga Brasileira de Jiu-Jitsu.
De acordo com o professor Mark Lenon, “o nível da competição foi de altíssimo, já que participam lutadores profissionais. Fiz lutas duríssimas. O desempenho dos outros dois atletas, que são meus alunos, também foi excelente. Esperamos que em 2017, voltem consagrados com o título de suas categorias”. O lutador fez questão de agradecer em seu perfil no Facebook o apoio que recebeu da mãe dele, dos patrocinadores (citados acima), dos amigos Luiz Fernando e Rodrigo Lorran, que tornaram possível a participação nesta edição do Pan, e da Prefeitura de Congonhas durante os últimos quatro anos.