28 de março de 2024 09:22

Arte marcial contribui para a formação dos alunos da rede municipal

O clima foi de muita emoção durante a 2ª edição do Campeonato Municipal de Jiu-Jitsu. Realizada na quadra da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, no último sábado, 19, a competição envolveu 153 alunos do Arte na Escola, que é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Os primeiros lugares receberam medalha e certificado. A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, marcou presença para prestigiar a equipe do Arte na Escola e os estudantes.

Os atletas foram divididos nas categorias feminino e masculino, em quatro chaves correspondentes ao ano escolar (2º, 3º, 4º e 5º anos). Cada dois alunos lutaram no tatame em disputas de 3 minutos, sendo que o vencedor era aquele que ganhasse mais pontos, conforme as regras desta modalidade. O professor de Jiu-Jitsu do Arte na Escola, Wesley Diniz, explica que este esporte ajuda no desenvolvimento da criança. “São exercícios que trabalham a inclusão e acabam com o bullying, além de desenvolverem flexibilidade e o equilíbrio. Os alunos melhoraram a concentração, as notas escolares e a convivência entre eles, depois que iniciamos as aulas”, completa.

Aluna do 5º ano da E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira, Maria Eduarda, 11 anos, ficou em 1º lugar de seu grupo de competição e diz como o Jiu-Jitsu está sendo importante para ela. “Tem dois anos que faço aula de Jiu-Jitsu e é a segunda vez que participo de uma competição. Adoro o esporte! Aprendi a me defender sozinha e a não provocar os outros. Nunca vou me esquecer do meu professor. Pretendo continuar a lutar”, conta.

A estudante da E. M. José Cardoso Osório, Isabel Maia, 9 anos, destaca que o Jiu-Jitsu não é apenas uma luta de ataque, mas também de defesa. “Quando começaram as aulas na minha escola, achei muito legal e resolvi fazer. É a primeira vez que participo do campeonato”, diz.

As aulas de Jiu-Jitsu são ministradas a alunos do 2º ao 5º ano, das escolas municipais Maria de Oliveira Castanheira, José Cardoso Osório, Augusto Silva e Conceição Lima, por meio do Projeto Arte na Escola. Os alunos treinam de segunda a sexta-feira. Com o objetivo de formar atletas, está sendo desenvolvido um projeto avançado. Assim, eles praticam o esporte também aos sábados.

Classificação

2º ano (Todos da E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

Feminino

1ª. Ana Gabriela
2 ª. Maria Luiza
3 ª. Maria Lúcia

Masculino

1º. Gabriel Alves
2º. Kaique Júnior
3º. Charles victor

3º ano

Masculino

1º. Alexandro Almeida Santos  (E. M. Conceição Lima )
2º. Narlon Henrique (E. M. Cardoso Osório)
3º. LEANDRO Felipe Pereira (E. M. Cardoso Osório)

Feminino

1ª. Kethrein Goncalvez Santos (E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

2 ª. Alicia Costa Cordeiro (E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

3 ª. Tayanara Oliveira  Santos (E. M. Conceição Lima)

 

4º ano

Masculino

1º. Nelson Melo (E. M. Augusto Silva)
2º. Douglas Maxuel (E. M. Cardoso Osório)
3º. Moisés Junio santos (E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

Feminino

1ª. Yasmim Júlia Santos (E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

2ª. Júnia Aparecida Silva Faria (E. M. Conceição Lima)

3ª. Mairyara Nádia (E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

 

5º ano

Masculino

1º. Emerson de Jesus (E. M. Augusto Silva)

2º. Wagner Deivisson Santos (E. M. Conceição Lima)

3º. Paulo Henrique Silva (E. M. Conceição Lima)

Feminino

1ª. Maria Eduarda (E. M. Dona Maria de Oliveira Castanheira)

2ª. Lorraine Vitória (E. M. Augusto Silva)

3ª. Andrerlayne Regina (E. M. Augusto Silva)

Imagem ilustrativa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade