24 de abril de 2024 22:21

Para suprir a deficiência regional na saúde, Prefeito de Ouro Branco defende que FOB atenda pelo SUS

O prefeito de Ouro Branco, o tucano Hélio Marcio Campos (foto), aproveitou a prestigiada reunião dos Municípios associados a Amalpa e a presença do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ocorrida em Lafaiete, na manhã desta sexta-feria (6), para lançar um desafio tanto ao Governo de Minas, quanto a região.

Em meio às cobranças pela retomada, conclusão e funcionamento do hospital regional, obra inacabada que dura mais de uma década, Hélio fez um discurso de que a Fundação Ouro Branco (FOB), contemple o atendimento público através do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje o atendimento é exclusivamente privado. Construído a época após a instalação da Açominas, no final da década de 80, com recursos públicos, Hélio provocou que o equipamento, ao lado do hospital regional, poderia suprir a demanda regional por leitos cirúrgicos e de UTI’s, principais gargalos da saúde na região.

Em sua fala, Hélio Campos observou que a FOB tem sua estrutura subutilizada. Segundo a unidade hospitar tem mais de 100 leitos e 10 UTI’s.  A proposição de Hélio Campos, vai de encontro com os dados da Secretária Executiva do SAMU, Ormesinda Salgado, de que há uma deficiência crônica de leitos de UTI’s  na microregião de Lafaiete com apenas 9 unidades para uma população de mais de 200 mil.

Para Hélio um movimento de articulação regional poderia buscar investimentos para que a FOB tivesse o atendimento do SUS. “A FOB e o hospital regional poderiam dar uma salvaguarda às demandas em saúde  na região”, finalizou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade