Usando a Tribuna, o vereador Sandro José (PSDB) fez um alerta sobre a implementação dos prontuários eletrônicos. Segundo ele, adoção dos sistemas pode otimizar atendimentos, mas há desafios pela frente.
O edil informou que o Ministério da Saúde estipulou que as Unidades Básicas de Saúde tiveram até o dia 10 de dezembro para adotar o prontuário médico eletrônico. A plataforma digital permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar o histórico, dados e resultado de exames dos pacientes, além de verificar a disponibilidade de medicamentos. “Os prontuários vão facilitar a vida dos pacientes. Se adotado, quando você estiver em outra cidade ou em outra unidade de saúde diferente da sua, os profissionais já saberão suas informações como tipo de sangue, tipologia da doença entre outras. Esperamos que a nossa prefeitura adote este novo sistema o mais breve possível”, disse Sandro.
Atualmente, mais de 75% das unidades básicas de saúde do Brasil ainda registram o histórico do paciente em papel, entre as quais Lafaiete.
Esta semana o vereador cobrou informações sobre a inclusa reforma da praça São Sebastião.